Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ vistoria PAM de Irajá

07/08/2012

O Posto de Assistência Médica (PAM) de Irajá, que em 1997 foi municipalizado e se tornou o Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, recebeu a visita da diretoria do CREMERJ nesta segunda, 6. Os principais problemas encontrados são em relação aos recursos humanos e a regulação, com dificuldade na porta de saída.

O corpo clínico se divide em médicos estatutários, concursados municipais e federais, e contratados pela Fiotec. Dos 27 contratados, 22 são clínicos e cinco pediatras; dos municipais, 24 são clínicos e 19 pediatras; já dos federais 13 são clínicos e 11 pediatras. A principal deficiência é na grade dos profissionais da pediatria, especialmente nos plantões de fins de semana.

A emergência do hospital está em obras, com previsão de inauguração para meados de setembro. No total, o hospital possui 66 leitos de internação hospitalar e 12 de emergência pediátrica e adulto. A unidade tem recebido cerca de seis mil pacientes por mês na emergência.

O hospital possui espaço para um CTI clínico de dez leitos, mas o projeto não se concretizou. A emergência não atende trauma nem possui centro cirúrgico, fazendo com que os pacientes sejam referenciados para outra unidade. Há falta de aparelhos, como ventilador mecânico, nas enfermarias assim como na emergência.

Na data da visita, foi inaugurado na unidade um Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que recebe pacientes referenciados e possui emergência própria. Estavam presentes durante a visita, representando a diretoria do Conselho, Vera Fonseca, Erika Monteiro Reis e Kássie Cargnin.