CREMERJ fiscaliza Hospital da Mulher Gonçalense
02/07/2012
A diretoria do CREMERJ e a Comissão de Fiscalização do Conselho estiveram nesta segunda-feira, 2 de julho, no Hospital da Mulher Gonçalense (HMG), em São Gonçalo. A visita foi motivada pelas denúncias de morte de nove bebês na maternidade da unidade no último mês e atendeu uma solicitação da Polícia Civil. Estiveram presentes os conselheiros Luís Fernando Moraes e Erika Monteiro Reis.
“A unidade estava superlotada até o mês passado e não foi constatada aparentemente nenhuma irregularidade que pudesse comprovar um surto de infecção hospitalar na unidade”, afirmou o conselheiro Luís Fernando Moraes. O CREMERJ solicitou o prontuário de todos os casos de óbito do mês de junho e colheu informações com a direção e o corpo médico do HMG.
A UTI neonatal está fechada por precaução e apenas os partos sem complexidade são realizados. Casos considerados graves são encaminhados para outros hospitais da região. O número de obstetras informado pela direção da unidade foi considerado adequado ao total de leitos.
O relatório da fiscalização será encaminhado ao Ministério Público Estadual, à Vigilância Sanitária e à delegacia responsável pela investigação do caso.