CREMERJ participa do Pró-SUS Sul-Sudeste
25/06/2012
O CREMERJ, representado pelos conselheiros Erika Monteiro Reis e Sidnei Ferreira, participou, na última sexta-feira, 22, do Pró-SUS Sul-Sudeste, em São Paulo. O encontro foi organizado e coordenado pelo Pró-SUS Nacional, com representações estaduais da AMB, CFM e Fenam. O conselheiro Aloísio Tibiriçá participou como um dos coordenadores da mesa.
O conselheiro Sidnei Ferreira apresentou as dificuldades de recursos humanos por que passam o estado do Rio de Janeiro e seus municípios, apresentando dados da pesquisa do GT de Emergência do CREMERJ do último ano, coordenada pelos conselheiros Erika e Aloísio. Nela, o Conselho mostra deficiência de médicos nas 19 emergências estudadas, com a maioria das equipes desfalcadas, alta permanência dos pacientes gerando superlotação e sobrecarga de trabalho, entre outras mazelas.
O CREMERJ sugeriu, ainda, a proposta de organização de um movimento nacional por uma mesa de negociação entre entidades médicas, governo federal e parlamento para que se discuta a carreira do médico, incluindo na pauta a Carreira de Estado, respeito ao piso inicial da Fenam, plano de cargos, carreiras e vencimentos, concurso público, reciclagem remunerada anual e férias e aposentadoria proporcional à exposição ao estresse e à insalubridade. Como questões de graduação, incluem: vagas compatíveis com necessidade após estudos com validação científica e a qualidade das Escolas Médicas. Para os residentes, foram propostas número de vagas adequadamente proporcionais ao número de formandos, qualidade dos serviços e da preceptoria remunerada. Por fim, os conselheiros do CREMERJ propuseram a elaboração de um Projeto de Lei de Responsabilidade Social.