Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ denuncia médico que defendeu parto domiciliar

19/06/2012

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) encaminhou denúncia ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) contra o médico Jorge Francisco Kuhn, que participou de reportagem do Fantástico defendendo o parto domiciliar. A denúncia foi encaminhada ao Cremesp no dia 11 de junho.
“São muitas as complicações possíveis durante um trabalho de parto, que demandam atendimento médico imediato, em local equipado e com uma equipe preparada para enfrentá-las. Por isso, o CREMERJ é contra a realização de partos domiciliares”, explica a presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo.

O parto é um processo dinâmico, em que não se pode estabelecer o risco mesmo em mulheres sadias e com pré-natal sem anormalidades. Já em junho de 2007, o Conselho emitiu o parecer 185/2007 desaprovando a prática. “É importante ressaltar que a legislação médica vigente não contempla partos não-hospitalares. Assim, o médico não fica respaldado em eventuais complicações, salvo nos casos de iminente risco de vida”, explica a primeira vice-presidente do CREMERJ, a obstetra Vera Fonseca.

Em entrevista para o Fantástico, neste domingo, 17, uma semana após a colocação do médico Jorge Francisco Kuhn, o conselheiro Luís Fernando Moraes, expõe o posicionamento do CREMERJ: “Nós entendemos que as afirmações não são éticas. Em um parto, não se pode correr risco nenhum”.

O posicionamento do CREMERJ é acompanhado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por todos dos Conselhos Regionais de Medicina do país e por entidades como a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (Sgorj), entre outras.