Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos conquistam primeira vitória contra MP 568

13/06/2012

Cremerj

Na noite de terça-feira, 12, a assembleia realizada no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) comemorou um passo importante para a vitória da mobilização dos médicos contra a MP 568/12: a supressão dos artigos que prejudicam a categoria. Na abertura da sessão, a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, apresentou a minuta, enviada pela deputada Jandira Feghali, com as alterações feitas pelo relator da medida, Eduardo Braga, para avaliação e aprovação pelos cerca de 400 médicos presentes à reunião.

O novo texto contém pontos referentes à volta da lei 9.436/97, a supressão de dispositivos que alteram o cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade, e também da VPNI, e a reformulação de tabelas recuperando valores hoje vigentes para as jornadas de 20h e 40h. Além dessas medidas, foi incluído novo artigo, proposto pela deputada Jandira Feghali, estabelecendo editais para concursos de jornada de 40h.

“Com essas alterações no texto da MP 568, que será votada amanhã à tarde em Brasília pela Comissão Mista, conseguimos basicamente nossa pauta de reivindicação, e ainda criamos espaço para continuar o debate sobre a saúde pública em nosso país”, observou o ex-diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Amâncio Carvalho .

Márcia Rosa de Araujo acrescentou que, com a criação de mesa de negociação mais ampla, o movimento dos médicos no Rio e no Brasil vai conseguir colocar em pauta também questões importantes, como a interiorização dos médicos e a precariedade dos hospitais universitários. Ao fim da assembleia, os participantes votaram em plenário, aprovando a minuta da nova proposta para a MP 568.

“Acredito que essa primeira vitória de hoje expressa a reconquista da autoestima de uma categoria, que entende quanto vale o seu trabalho para toda a população”, finalizou Márcia Rosa.

Também participaram da mesa que coordenou os trabalhos na assembleia, os conselheiros do CREMERJ Luís Fernando Moraes, Sidnei Ferreira, a presidente Márcia Rosa de Araujo, Aloísio Tibiriçá, do CFM, Jorge Darze, do Sindicato dos Médicos, Amâncio Carvalho, Armando de Oliveira e Silva, do CBC, Joeber de Souza, do Sintuff, e Eduardo Uchoa, da Amererj.