Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Parlamentares participam de audiência pública contra MP

29/05/2012

Os deputados federais Chico D’Angelo e Jandira Feghali trouxeram nesta terça, 29, às 8h, o presidente da Comissão Mista, do Senado Federal, que vai analisar a medida provisória 568/2012, deputado federal Claudio Puty, para uma audiência pública, que contou com a participação de  mais de 500 médicos de hospitais federais e universitários, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

A mesa, conduzida pela presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, contou também com o segundo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Aloísio Tibiriçá; o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Marcos Moraes; a presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Beatriz Costa; o vereador Edson da Creatinina; o presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed), Jorge Darze; o ex-diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Amâncio Carvalho; e a representante do Sintuferj, Gerly Miceli. A audiência ainda contou com a participação do senador Lindbergh Farias e do vereador Paulo Pinheiro.

- Esse é um momento importante. Estamos reunidos com uma comissão que, justamente, vai analisar a medida provisória. Queremos unidade, trazer todos os parlamentares para o nosso lado para que o movimento seja vitorioso. Nos próximos dias 5 ou 6 de junho, vamos ocupar o Congresso, como fizemos anteriormente na aprovação da CBHPM, com representantes das sociedades de especialidade, dos hospitais federais e das universidades – observou Márcia Rosa, convocando todos os presentes para a manifestação que se realizaria logo após, em frente ao Hospital da Lagoa, e para a assembleia na quinta-feira, às 20h, também no CBC (Rua Visconde e Silva, 52 - Botafogo).

Durante a audiência, Amâncio Carvalho, fez uma apresentação detalhada sobre a MP 568/12, apontando os prejuízos que acarretarão à categoria.

- Esse projeto é um crime contra a saúde pública. Ele pune os médicos que apostaram em trabalhar no serviço público e que agora passam a ter um futuro incerto. O país avança na área econômica, mas não traz melhoria na área da saúde. Não vamos aceitar isso. Estamos esperançosos em reverter essa situação. Vamos para as ruas até conseguir a vitória final. Precisamos unidade e luta – destacou o conselheiro Pablo Vazquez.

A deputada Jandira Feghali salientou que o movimento dos médicos contra a MP 568 tem “cheiro” de vitória.

- Não estamos discutindo ganhos, nem valores de gratificação. Trata-se de uma luta de resistência para evitar perdas. O governo vai ter que recuar – destacou a deputada, lembrando que o Rio de Janeiro não é só o Estado que tem a maior concentração de médicos federais no país, mas também é a “incubadora” de médicos, através da residência, para todos os estados brasileiros.