Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Congresso de Emergência reúne médicos e acadêmicos

13/05/2012

Mais de 2 mil médicos e acadêmicos participaram do XI Congresso de Emergência, promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Emergência do CREMERJ, com o apoio do Grupamento de Socorro de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (GSE), que aconteceu nesse sábado, 12.

Neste ano, os participantes conferiram novas aulas práticas, mudanças na apresentação dos temas e a criação da sala Como Eu Trato. Além disso, o formato interativo foi estendido para todos os módulos.

O número de vagas também foi ampliado: foram realizadas quatro aulas práticas do Grupo de Socorro de Emergência (GSE) e uma de sutura das Ligas de Trauma do Rio de Janeiro, contemplando 1.080 participantes.

\"Aumentamos o número de vagas para as aulas práticas porque essa, sempre foi uma das principais solicitações no nosso congresso. Este ano oferecemos mais aulas, para o dobro de participantes\", comemorou a conselheira do CREMERJ, Erika Reis, que é uma das coordenadoras do evento.

Na abertura oficial do XI Congresso de Emergência, o coordenador do Grupo de Emergência do CREMERJ e segundo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá, destacou que outros conselhos regionais se inspiraram no congresso para realizar fóruns sobre emergência.

\"Os temas abordados nos seminários sobre emergência no Brasil servem de exemplo para um grande fórum nacional. E o Congresso de Emergência do CREMERJ é mais uma iniciativa para difundir a educação médica continuada\", disse Aloísio.

A presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, discursou sobre a importância da residência e da atualização do médico e afirmou que vai lutar para que a emergência seja considerada uma especialidade.

\"Na próxima reunião dos Conselhos com o CFM, vou colocar o assunto em pauta. O médico que acaba de se formar, vai trabalhar em emergência, pois entende que ali ele vai exercer um trabalho completo\", ressaltou Márcia Rosa.

Participaram ainda da mesa de abertura o diretor de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, João Marcelo; e a subsecretaria estadual de Unidades Próprias, Ana Lucia Eiras.