Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Padilha afirma que Hospital de Ipanema não será fechado

10/05/2012

A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, se reuniu nessa quarta, 9, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para debater o fechamento e a transferência da gestão do Hospital Federal de Ipanema para o Estado, que pretende implantar, na unidade, um centro de transplantes. A reunião foi solicitada pelos deputados federais Jandira Feghali, Chico D’ângelo, Aluízio Júnior, Deley, Edson Santos e Benedita da Silva, que acompanharam o encontro.

O ministro garantiu que o hospital manterá as portas abertas e a administração continuará sendo do governo federal. De acordo com Padilha, o centro de transplantes só seria instalado se a maioria dos médicos aderissem à proposta enviada pelo governo estadual. Ele lembrou que o Rio de Janeiro precisa aumentar sua rede de transplantes e que o assunto será discutido com o CREMERJ.

“O número de transplantes na rede pública precisa aumentar, mas as unidades de saúde não podem ser fechadas”, ressaltou Márcia Rosa, que ainda apresentou ao ministro dados e números de atendimento do hospital.

O CREMERJ também mostrou ao ministro o Projeto de Lei 2.203/2011, que prevê a redução dos salários dos médicos federais em 50%. Padilha afirmou que o Ministério da Saúde é contra o projeto. A presidente do Conselho participará de uma audiência com a ministra do planejamento, Miriam Belchior, na próxima semana, para discutir a proposta.

Estavam presentes na audiência o conselheiro Sidnei Ferreira, membro da Comissão de Saúde Pública do Cremerj, a presidente da Comissão de Ética do Hospital Federal de Ipanema, Ana Zuccaro; os representantes do corpo clínico do hospital, Vitor Assunção e Antonio Cláudio; e a diretora da unidade, Selene Bezerra.

Nesta sexta, 11, às 10h, será organizada uma assembleia no Hospital de Ipanema para apresentar ao corpo clínico os resultados do encontro com o ministro da saúde.