Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Não à desativação do Hospital de Ipanema

09/05/2012

O CREMERJ está apoiando a mobilização dos médicos do Hospital Federal de Ipanema sobre uma possível transferência para a gestão do Estado, que pretende implantar um centro para transplantes na unidade. A administração do hospital seria entregue para uma Organização Social (OS), apoiada pelo Hospital Sírio Libanês.

No dia 7 de maio, os médicos fizeram uma manifestação pelas ruas do bairro. Cerca de 150 médicos assinaram um documento, que será entregue ao Ministério Público, solicitando o não fechamento da unidade.

\"Queremos a implementação de um centro de transplantes no Rio, mas não vemos motivo para desativar um hospital, como o de Ipanema, que é de grande importância para o atendimento à população em geral. Além disso, os residentes que atuam na unidade não terão onde se especializar – ressalta a presidente do Conselho\", Márcia Rosa de Araujo.

Ela lembra ainda que o Hospital de Ipanema é considerado uma unidade de excelência, tanto do ponto de vista de estrutura e corpo clínico, como de referência para cirurgias e tratamentos especializados em várias áreas, como cirurgias bariátricas, endoscopia digestiva e urologia, mantendo ainda sua tradição na formação do médico. Hoje a unidade conta com 99 residentes em diversas especialidades.

\"Apoiamos o protesto. Os médicos não aceitam o fechamento do hospital porque ele funciona bem e realiza diversos procedimentos cirúrgicos importantes. Sua desativação pode criar um gargalo na rede de atendimento\", diz o coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, Pablo Vazquez.

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), só no ano passado, o hospital realizou 370 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade.