Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Arquidiocese na luta por mais recursos na saúde pública

08/05/2012

A primeira vice-presidente do CREMERJ, Vera Fonseca, e os conselheiros Nelson Nahon e Matilde Antunes se reuniram, no dia 4 de maio, com Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, para apresentar a proposta de coleta de assinaturas para o projeto de lei, de iniciativa popular, que propõe repasse efetivo de 10% das receitas brutas da União para a saúde pública, alterando a Lei Complementar 141, de janeiro deste ano.

Durante o encontro, realizado na Arquidiocese do Rio, o conselheiro Nelson Nahon lembrou que, atualmente, somente 4,5% dos recursos da União são investidos em saúde.

A iniciativa aproveita o mote da Campanha da Fraternidade de 2012, com o tema \"Fraternidade e Saúde Pública\". Vera Fonseca acredita que, com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e de entidades de classe, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), CREMERJ, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a mobilização ganhe força para atingir seus objetivos, nos mesmos moldes da campanha pela Ficha Limpa.

Após receber documentos com a proposta, Dom Antonio Duarte esclareceu que o assunto já está em pauta na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).