Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ recolhe assinaturas para projeto de lei

16/04/2012

O CREMERJ está recolhendo assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que propõe a mudança na Emenda 29, que solicita o repasse efetivo de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Para o sucesso da mobilização, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas, que correspondem a 1% do eleitorado nacional. Depois disso, o material será apresentado à Câmara de Deputados, nos termos do artigo 61, parágrafo 2º, da Constituição Federal. A iniciativa conta com o apoio de entidades médicas regionais e nacionais, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Academia Nacional de Medicina (ANM), e de outras entidades civis, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública”.

O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública exige, juntamente com o controle social e toda sociedade, a correta aplicação dos recursos no SUS, para garantir um sistema justo e de qualidade para o povo brasileiro.  

Atualmente, a União investe na saúde o montante do ano anterior mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Os estados precisam aplicar 12% do que arrecadam anualmente em impostos, enquanto os municípios investem 15% de sua receita.

“O repasse atual não resolve o problema do financiamento da saúde no Brasil e isso prejudica o atendimento à população. A categoria médica e a sociedade precisam se mobilizar para, juntos, conquistarmos mais essa vitória”, disse o coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, Pablo Vazquez.

A ficha para assinatura do abaixo assinado estará disponível na sede do Conselho (Praia de Botafogo, 228. Loja 119B – Botafogo – RJ), nas seccionais e subsedes.

Lembramos que para assinar é preciso do título de eleitor, que consta da carteira de identidade médica.

Participe do movimento!

Clique aqui para aderir ao projeto.

 

Saiba mais sobre o movimento:

Projeto de iniciativa popular

Histórico de tramitação da Emenda 29