Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Conselheiros apuram denúncias no Hospital Salgado Filho

13/04/2012

Para apurar denúncia publicada no jornal O Globo sobre elevado número de mortes de pacientes no CTI do Hospital Salgado Filho, em 2010, o CREMERJ se reuniu com a direção da unidade, nessa quinta-feira, 12. A presidente da entidade, Márcia Rosa de Araujo; os conselheiros Pablo Vazquez, Erika Reis, Matilde Antunes, Marília de Abreu, também da Câmara Técnica de Infectologia; Marcos Knibel, da Câmara Técnica de Terapia Intensiva; e membros da Comissão de Ética, participaram do encontro e da visita ao CTI do hospital.

Na reunião, Simone Assalie, médica fiscal do CREMERJ, entregou ao diretor-geral do Salgado Filho, Conrado Weber, o Termo de Notificação de Exigências Imediatas, solicitando, entre outras informações e providências, indicadores hospitalares referentes a 2010 e 2011, taxa de óbitos e de infecção hospitalar, por setor, da unidade.  O diretor se comprometeu em enviar as informações ao Conselho.

“Estamos em visita ao Salgado Filho com nossos representantes das Câmaras Técnicas de Infectologia e Terapia Intensiva, colaborando também com o Ministério Público. O CREMERJ, por sua vez, solicita indicadores hospitalares da unidade para analisar, em detalhes, o conjunto de informações”, declarou Márcia Rosa.

Armandino de Almeida, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Salgado Filho, disse que os indicadores hospitalares da unidade são periodicamente enviados à Secretaria Municipal de Saúde.

Após visitar o CTI, Marcos Knibel lembrou que os aparelhos de ventilação atuais são modernos, mas que os antigos não estão proibidos de uso.

Marília de Abreu ressaltou que o hospital segue as normas de segurança previstas e não constatou evidências de aumento no número de casos de infecção hospitalar.