Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ comemora o Mês da Mulher

02/04/2012

Uma dupla comemoração marcou o dia 30 de março, na sede do CREMERJ: a reinauguração do auditório Júlio Sanderson e o evento em homenagem ao Mês da Mulher. A atividade contou com as palestras da deputada federal médica Jandira Feghali (PCdoB) sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e da vice-presidente do CREMERJ, Vera Fonseca, sobre o calendário vacinal da mulher.

Durante a abertura do evento, a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, destacou o papel da lei em coibir a violência contra a mulher no país.

\"O CREMERJ estará sempre à frente da luta contra a violência doméstica, motivo de preocupação também para a classe médica, que lida com a questão nos hospitais\", afirmou Márcia Rosa.

Em companhia da primeira vice-presidente do CREMERJ, Vera Fonseca, da segunda vice-presidente, Erika Reis, e de Beatriz Costa, presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Márcia Rosa descerrou a placa comemorativa da Comenda de Mérito Municipal. A comenda foi concedida em homenagem póstuma ao médico Júlio Sanderson pela prefeitura de sua cidade natal, Aiuruoca, em Minas Gerais.

Em seguida, Jandira Feghali, relatora da Lei Maria da Penha, ministrou sua palestra, ressaltando que a lei foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores do mundo. Ela combate a violência doméstica e homenageia a farmacêutica bioquímica Maria da Penha, vítima de fortes agressões, que inspirou a iniciativa.

\"É importante conhecer a Lei Maria da Penha, em especial no que diz respeito ao direito à contracepção de emergência e profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e aids, em caso de estupros. Mais de 2 milhões de mulheres são espancadas por ano no Brasil, ou seja, uma a cada 24 segundos\", destacou Jandira.

Logo após a apresentação da deputada, a conselheira Vera Fonseca falou sobre a importância do Calendário Vacinal da Mulher.

\"Os médicos devem prescrever as vacinas em receituário para facilitar o acesso das mulheres a essa forma importante de prevenção a doenças\", ressaltou.