Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Locação de equipamentos é tema de reunião no CREMERJ

20/03/2012

 

A decisão de o Ministério da Saúde suspender contratos de locação de equipamentos de endoscopia e videocirurgia nas unidades federais foi discutida, no dia 14, na sede do CREMERJ, pelos conselheiros Erika Reis, Pablo Vazquez e Armindo Fernando da Costa e por diretores dos hospitais federais com o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (MS) no Estado do Rio de Janeiro, João Marcelo Alves.

Ao iniciar a reunião, Pablo Vazquez destacou a preocupação do CREMERJ com os pacientes que poderiam vir a ser afetados com a medida do Ministério da Saúde. Erika Reis ressaltou ainda levantamento feito sobre esses equipamentos na cidade do Rio, observando a necessidade de atuação conjunta com o MS para superar a fase crítica.

Para explicar a decisão tomada pelo MS em suspender os contratos de locação dos equipamentos, João Marcelo Alves apresentou dados de um estudo recente feito pelo Ministério. Segundo ele, foram encontradas diversas irregularidades.

“A auditoria do SUS constatou problemas que já estão sendo tratados. Com o cancelamento desses contratos irregulares, esperamos economizar R$ 40 milhões ao ano apenas em equipamentos de endoscopia e videocirurgia. Somente para os hospitais de Ipanema e Cardoso Fontes foram autorizados contratos de locação de caráter emergencial, pois essas unidades apresentavam problemas maiores”, afirmou João Marcelo.

Participaram da reunião o diretor do Hospital do Andaraí, Dásio Simões; o diretor do Hospital de Bonsucesso, Flávio Silveira; o diretor do Hospital Cardoso Fontes, Paulo Marçal; o assessor da direção do Hospital dos Servidores, Plínio Berardo; a diretora do Hospital de Ipanema, Selene Miranda; e a diretora do Hospital da Lagoa, Roberli Pinto.