Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nova Diretoria da ANMR toma posse no CREMERJ

31/01/2012

A ex-presidente da Associação de Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj) Beatriz Costa, tomou posse como presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), na sexta-feira, 27, em solenidade promovida pelo CREMERJ. Durante seu discurso, ela ressaltou a importância da luta pela valorização dos médicos residentes e da preceptoria.

O evento contou com a presença dos presidentes do Conselho, Márcia Rosa de Araujo; do CFM, Roberto D Ávila; da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes; e da Amererj, Rafaella Leal; e dos Conselheiros Marília de Abreu, também presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia-RJ; José Ramon Blanco, também presidente da Somerj; Abdu Kexfe, Luís Fernando Moraes, Aloísio Tibiriçá, Pablo Vazquez, Serafim Borges, Armindo Fernando da Costa, Nelson Nahon, Kássie Cargnin, Alkamir Issa, Matilde Antunes, Gilberto dos Passos e Marcos Botelho.

Beatriz Costa, que começou sua atuação na luta pela valorização do médico residente em 2010, na presidência da Amererj, esteve à frente da greve dos médicos residentes naquele ano. Junto aos seus companheiros, conseguiu vitórias importantes no movimento, como reajuste da bolsa, garantia ao auxílio moradia e a licenças maternidade e paternidade, entre outras.

Referindo-se ao decreto sobre o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Primária (Provabs), ela afirmou que a residência médica não deve ser usada como \"moeda de troca\" para levar os médicos recém-formados para áreas remotas, denunciando o fato de muitos médicos residentes serem responsáveis pela saúde de municípios inteiros, sem qualificação para tal responsabilidade.

\"Este ano, a nova diretoria da ANMR preza pela unificação e fortalecimento do movimento médico residente, pelas lutas por melhores condições de trabalho, remuneração, valorização da preceptoria e contra o bônus e cotas na residência médica\", afirmou Beatriz, que agradeceu à deputada federal Jandira Feghali pelas frequentes negociações com os parlamentares para aprovação do aumento da bolsa, e à Márcia Rosa de Araujo, pelo apoio incondicional.

Márcia Rosa lembrou sua luta como residente e como estudante, quando ainda cursava o sexto ano de medicina, em 1978. Segundo ela, foi no movimento de residente que se deparou com a importância da luta política pela dignidade e valorização do médico. \" O movimento de residentes de 1978 no Rio de Janeiro foi o grande responsável pela Lei da Residência Médica. Foi ali que se criou a consciência do trabalho do residente, estipulando seus direitos e deveres. Foi nessa época também que conheci a acadêmica Jandira Feghali, que prosseguiu no movimento até alcançar a projeção que tem hoje, em sua bem sucedida vida parlamentar\", salientou.

Ela ressaltou ainda que o movimento dos médicos residentes vem sendo atingido por várias gestões governamentais que estão tentando solapar a residência médica, com uma visão de mercado. Outra questão a ser enfrentada, segundo ela, é a política de esfacelamento dos quadros dos servidores públicos, por meio da terceirização da saúde pública. \"Isso atinge frontalmente a residência médica. Mas a Causa Médica, que lidera o CREMERJ, tem como uma de suas prioridades a residência médica e os recém-formados. Vamos continuar a lutar\", afirmou.

A nova diretoria da ANMR é constituída por Leonardo Ramos (DF), José Humberto Soares (MG), Marcelo de Souza (AC), Janaína Pulcherio (RJ), Alexandre Chang (SP) e Fernando de Faria (MG), respectivamente vice-presidente, secretário-geral, segundo secretário, primeira tesoureira, segundo tesoureiro e diretor de comunicação.