Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ visita o Centro de Saúde de São Cristovão

27/01/2012

\"Vale_Muito.jpg\"


O Conselheiro Pablo Vazquez esteve na sexta-feira, 27, no Centro Municipal de Saúde de São Cristovão (CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr.) para conversar com os colegas sobre a situação da unidade. Ele ouviu as reivindicações dos médicos, que clamam por melhores condições de trabalho e salariais.

Os médicos da unidade reclamaram dos problemas enfrentados diariamente com o Sistema de Regulação. Segundo eles, quando o paciente precisa ser internado, há enorme dificuldade para localizar um leito em outra unidade. Há episódios em que a solicitação não é atendida e o paciente acaba buscando internação por conta própria. Também existe dificuldade no encaminhamento para serviço cirúrgico.

A demora na entrega dos exames para acompanhamento dos pacientes também é motivo de revolta. Como o CMS não possui laboratório próprio, eles têm de ser enviados para outros locais. Exames simples, como um hemograma, estão demorando cerca de três meses para ficar prontos,  dificultando o diagnóstico e o tratamento. Para exames mais complexos, como biópsias, a demora é de um ano.

Outro grave problema é a falta de médicos. A unidade possui três ginecologistas, enquanto o ideal seriam sete. Com isso, o pré-natal não é realizado por médicos, contrariando as normas.
 
“Uma demora tão longa em um exame simples é extremamente prejudicial. O quadro do paciente já terá evoluído depois de três meses. E a falta de médicos, resultando nesses atendimentos coletivos, é inadmissível”, afirma Pablo Vazquez, coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ.
 
No local está funcionando, provisoriamente, um pólo de dengue através da administração de uma organização social (OS).   

\"Quanto_Vale_1.jpg\"