Conselheiros vão ao Hospital Miguel Couto
26/01/2012
Os conselheiros Luís Fernando Moraes, Aloísio Tibiriçá e Sidnei Ferreira estiveram no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, na terça-feira, 24, para atualizar o levantamento sobre a situação da unidade. Recebidos por Alexandre Essinger, diretor do hospital; Marcelo Lamberti, chefe da emergência; e pelos membros da Comissão de Ética Alberto Almeida e Sylvio dos Santos Filho, eles reafirmaram o apoio ao colegas na luta por melhores condições salariais e de trabalho.
Hospital de grande porte, o Miguel Couto conta com 530 médicos e tem uma média de 450 atendimentos diários na emergência. De acordo com Alexandre Essinger, uma das preocupações da diretoria é renovar o contrato de médicos com a Fiotec. Ele também destacou a necessidade de mais clínicos na unidade.
\"Temos 54 clínicos, o que seria uma boa média para nosso hospital, no entanto, muitos deles estão alocados em funções de chefia e outras, reduzindo esse número para 11. A chegada dos médicos contratados pela Fiotec representa um reforço operacional importante\", avaliou Essinger.
O diretor do hospital disse ainda que foi entregue à presidente Dilma Rousseff um documento detalhado com fluxos, protocolos e rotinas da unidade, de acordo com o projeto S.O.S. Emergências, do Ministério da Saúde.
No encontro, Luís Fernando Moraes explicou que a visita é parte de iniciativa da entidade para avaliar as necessidades de hospitais municipais e da classe médica, especialmente na questão da isonomia salarial entre os estatutários e os terceirizados pela Fiotec. Ele frisou aos colegas que essa é uma bandeira da gestão da Causa Médica no Conselho.