Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Presidente da Sgorj recebe medalha Pedro Ernesto

09/12/2011

A presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj) e vice-presidente do CREMERJ, Vera Fonseca, recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, em sessão realizada, no dia 5 de dezembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
A honraria, concedida pelo vereador e médico Eduardo Moura (PSC), foi dedicada à médica por seu trabalho na área de infertilidade,  junto a Sgorj.

Emocionada com a cerimônia, que contou com a participação do Coral da Câmara, Vera Fonseca contou sua trajetória e os desafios na especialidade de ginecologia e obstetrícia, à qual se dedica há 20 anos. O trabalho na Maternidade Carmela Dutra e sua atuação como professora universitária também foram destacados na homenagem.

“Estou honrada em receber a Medalha Pedro Ernesto, pois ele também foi um médico dedicado à educação e à saúde. Defendo que mais informações sejam levadas às escolas no sentido de prevenção das DST´s e, posteriormente, equipando os hospitais públicos, em busca de um melhor diagnóstico da infertilidade”, declarou Vera.

Pouco antes da homenagem, um caso de sucesso comoveu a platéia: Carla Cavalcante, uma paciente, deu um testemunho cheio de emoção e alegria pelo nascimento de seu filho, hoje com seis meses, após longo tratamento contra a infertilidade.

A presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, uma das integrantes da mesa no plenário, destacou que a homenagem da Câmara representa uma valorização aos profissionais que lutam pela ginecologia, e um estímulo para as novas lideranças. Márcia Rosa ainda lembrou as conquistas da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do CREMERJ, ressaltando que a homenageada simboliza um elemento novo na entidade.

“Vera representa a mulher médica e trabalhadora. Todos juntos podemos conquistar e cobrar apoios para que esse projeto de lei se concretize”, disse a presidente do Conselho, se referindo a proposta do Congresso em liberar o uso do FGTS para tratar a infertilidade. 

Também participaram da mesa os médicos Paulo Gallo de Sá, José Carlos de Jesus Conceição, Luiz Augusto Giordano, Guttemberg de Almeida Filho, que receberam moções por seu trabalho em benefício do diagnóstico e tratamento da infertilidade. Já os médicos Anna Lydia do Amaral, Flavio Tanure, Karen Panisset, Therezinha Sanfim Cardoso, entre outros, receberam moções por sua atuação profissional.
 
Infertilidade

No Brasil, atualmente a taxa de concepção mensal para casais em que as mulheres tenham até 35 anos de idade e que mantenham relações sexuais regulares é de até 25%. A infertilidade é diagnosticada após período de um ano para mulheres nesse perfil que não conseguem engravidar.

\"A doença atinge até 20% da população em idade reprodutiva\", destacou a médica Tainá Moura, que fez rápido painel sobre a infertilidade ao elogiar a atuação de Vera Fonseca na luta para assegurar acesso a exames e tratamentos de alta complexidade para a população no Sistema Único de Saúde (SUS).