Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Conselho realiza fórum sobre aids

22/11/2011

O CREMERJ, através da sua Câmara Técnica de Aids e DST, promove no dia 29 de novembro, o Fórum Aids: 30 anos de Epidemia. O evento, que soleniza o Dia Mundial de Combate à Aids, será no auditório Júlio Sanderson (Praia de Botafogo, 228 – Botafogo), das 18h30min às 21h.

O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre a doença.

As inscrições podem ser feitas no CREMERJ, pelo e-mail seccat@cremerj.org.br ou pelos telefones 3184-7130 a 7137. O evento é destinado a médicos e acadêmicos (com a apresentação do comprovante de matrícula).

Clique aqui para ver a programação completa do Fórum.

A síndrome

No Brasil, segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV, e dentre estas, 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico. A taxa de incidência oscila em torno de 20 casos por 100 mil habitantes.

Diagnóstico

O diagnóstico da infecção é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, já existem testes rápidos que detectam os anticorpos em um tempo inferior a 30 minutos.

Os testes podem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) gratuitamente e de forma sigilosa. Ao receber o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado.

Tratamento

Os medicamentos, que o SUS disponibiliza gratuitamente, controlam o vírus, melhoram a qualidade de vida do paciente e aumentam a sobrevida.