Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Diretoria do Iaserj se reúne com conselheiros

22/11/2011


A diretoria do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) se reuniu, na sexta-feira, 18, com a diretoria do CREMERJ para apresentar o relatório de prestação de contas, onde divulga o crescimento dos vários serviços que presta à população (servidores estaduais e pacientes do SUS).

Tendo assumido a gestão do instituto em setembro de 2010, o diretor de assistência do Iaserj, Nelson Ferrão, mostrou que, em um ano, a unidade aumentou os atendimentos ambulatoriais do Hospital Central em 120%. Ele apresentou um comparativo de abril de 2010, mês em que o instituto atendeu 4.326 pacientes, com abril de 2011, quando foram atendidas 9.539 pessoas. Segundo ele, o crescimento foi possível por conta de organização, planejamento e otimização de recursos.

Além do programa de planejamento e gestão, a implementação de novos serviços fez com que os ambulatórios no Maracanã e em Niterói tivessem um crescimento no número de seus atendimentos: em um ano, 182% e 273%, respectivamente.

O Hospital Central do Iaserj conta, atualmente, com 16 leitos de CTI e 26 leitos clínicos para adultos, serviço de pronto atendimento médico e odontológico, serviço social, um setor de imagem que inclui tomografia computadorizada de última geração, ultrassonografia e radiologia, medicina física e de reabilitação, Centro de Tratamento de Feridas (Cetafe), ambulatório com diversas especialidades, com destaque para um serviço dedicado ao atendimento à mulher (Promusa), serviços de odontologia, dermatologia e cirurgia plástica  e o Polo de Hepatite.

Foram apresentadas propostas para ampliar ainda mais os atendimentos do Iaserj. Entre elas está a reativação de todos os prédios existentes (inclusive com a manutenção do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião dentro das dependências Iaserj), através da qual haveria um aumento total do número de leitos, dos atuais 42 para 415, divididos entre 285 clínicos, 60 de CTI e 70 cirúrgicos, resultando num aumento de quase 900% no número de leitos oferecidos no Hospital Central.

O secretário-geral do CREMERJ, Pablo Vazquez, afirmou que o Conselho luta por uma saúde pública de qualidade e que o Iaserj tem potencial para aumentar o número de leitos. \"O instituto está  em local estratégico, no Centro da cidade, e isso facilitaria o acesso da população, além de interagir com outros hospitais e ter lugar de destaque em caso de epidemia de dengue\", disse.

Estavam presentes na reunião os conselheiros Marília de Abreu, Gilberto Passos, Nelson Nahon e Matilde Antunes; o diretor-técnico do Hospital Central do  Iaserj, Luiz do Amaral Gurgel; o diretor do ambulatório do Maracanã, Francisco Araújo; membros da comissão de ética da unidade; e o vice-presidente do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS), Aldrin Alcoforado.