Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove discussão sobre proposta da FenaSaúde

04/11/2011

O CREMERJ promoveu nessa quinta-feira, 3, uma reunião com as sociedades de especialidade e associações médicas de bairro para avaliar a proposta da FenaSaúde sobre a hierarquização dos procedimentos médicos. Participaram também do encontro os presidentes do Conselho, Márcia Rosa de Araujo; da Somerj, conselheiro José Ramon Blanco; da SMCRJ, conselheira Marília de Abreu; e da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão; o vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, também conselheiro do CREMERJ; e o secretário de Saúde Suplementar da Fenam, Márcio Bichara.

 De acordo com a proposta da Fenasaúde, os ajustes serão feitos em duas etapas: a primeira, com a hierarquiazação dos procedimentos em 100 portes, excluindo-se os classificados como SADT, a partir dos reajustes de 2011; e a segunda, com hierarquização em 42 portes, excluindo-se também os procedimentos de SADT, a partir de 2013.

Florisval Meinão, ao apresentar a proposta, observou que os valores dos procedimentos estão com uma defasagem de 30% em relação aos valores das consultas, tendo em vista o CH, que não tem sido reajustado nos últimos anos, como devia.

“Essa hierarquização é necessária para que os procedimentos sejam valorizados como as consultas”, ressaltou.

Ele criticou, no entanto, que a FenaSaúde está utilizando, em sua proposta, a quarta edição da CBHPM, quando essa tabela já se encontra em sua sexta edição. Considerou ainda que a hierarquização só contempla os procedimentos do Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ignorando muitos que fazem parte da CBHPM e os ligados à área de diagnóstico e terapêutica (SADT).

Os representantes das sociedades de especialidades ainda contestaram alguns pontos da proposta da FenaSaúde, como, por exemplo, a não inclusão de reajustes anuais e de um item sobre a contratualização.

Os médicos aprovaram que as entidades nacionais (CFM, AMB e Fenam) não assinem o documento, continuando negociações sobre os pontos que não atendem às reivindicações da categoria.

Ainda durante a reunião, os representantes da Sociedade de Neurofisiologia Clínica, Alexandre Höfke Alamy, e da Sociedade de Endoscopia Digestiva, José Edmilson da Silva, agradeceram ao CREMERJ as orientações quanto a negociações de procedimentos específicos de suas especialidades com as operadoras, informando que já foram atendidos em alguns pontos.