Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Amererj faz debate sobre residência médica

24/10/2011

A Amererj (Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro) realizou um debate nessa terça-feira, 18, sobre o marco regulatório da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e sobre o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Primária (Provabs).

Beatriz Costa, presidente da ANMR e vice-presidente da Amererj, explicou aos presentes que o marco regulatório da CNRM cria uma câmara recursal composta por três membros, sendo dois representantes do governo. Desta forma, a CNRM perde a autonomia conquistada durante o regime militar, ocasionando um retrocesso.

Também foi discutido o Provabs, serviço civil voluntário, criado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação através de uma portaria interministerial. A proposta do governo é fazer com que os médicos recém-formados atuem por um ou dois anos em comunidades de difícil acesso e provimento ou de populações de maior vulnerabilidade, com supervisão virtual, em troca de bônus de 10% ou 20% na nota da prova de residência médica.

“O médico recém-formado não tem habilidade para lidar com doenças de uma cidade inteira, mesmo que pequena, pois em muitos casos ele será o único médico da localidade. Sem contar que não existe garantia de condições decentes de trabalho. Outra preocupação é que o recém-formado será obrigado a atuar nas ESF (Estratégias de Saúde da Família), mesmo \"contra a vontade\", para só depois se especializar na área escolhida, já que a classificação na prova de residência médica depende, muitas vezes, de décimos”, salientou a presidente da Amererj, Rafaella Leal.

Várias entidades médicas e escolas de medicina estão se manifestando contra o Provabs. “Todos esperam que algo seja feito para mudar o programa, já que ele só deve valer para a seleção de novembro de 2012”, ressaltou Rafaella.

Também participaram do encontro a secretária geral da Amerej, Luisa Chuiari; a 1ª secretária, Janaina Bentivi; a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, e os conselheiros Armindo Fernando da Costa, Pablo Vazquez, Luís Fernando Moraes e Matilde Antunes.