Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Conselho promove café da manhã com deputados

27/09/2011

\"Vale_Muito.jpg\"

O CREMERJ se reuniu com deputados, vereadores, diretores de hospitais e das Comissões de Ética Médica nessa segunda-feira, 26, para buscar soluções para os recursos humanos das emergências federais.

Participaram do encontro os deputados federais Chico Alencar, Jandira Feghali, Benedita da Silva e Edson Santos; o ex-vereador Rogério Bittar, representando o deputado federal Glauber Braga; os diretores da Divisão de Gestão Hospitalar e da Diretoria Assistencial do Ministério da Saúde no Rio, João Marcelo e Luís Studart, respectivamente; os diretores dos hospitais de Ipanema, da Lagoa, Cardoso Fontes e do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB); representantes dos Conselhos de Ética Médica dos hospitais de Ipanema, da Lagoa, Cardoso Fontes e do HGB e das sociedades de especialidades; a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, e os conselheiros José Ramon Blanco, Marcos Botelho, Renato Graça, Rossi Murilo, Júlio Meyer, Sidnei Ferreira, Jano Alves, Armindo Fernando Costa, Sergio Albieri, Erika Reis, Aloísio Tibriçá e Carlindo Machado.

Márcia Rosa relatou a situação dos recursos humanos dos hospitais federais, que estão com um déficit de 560 médicos, e a dificuldade de contratação de novos profissionais. Além disso, por falta de médicos, os serviços estão sendo fechados e mais de 34 leitos de Terapia Intensiva estão sem funcionar.

“É de extrema importância que esses médicos que estão aguardando no banco de concursados sejam chamados logo. Além disso, é preciso que seja feito um novo concurso para suprir a carência de médicos nas unidades federais. A saúde está em estado grave”, disse Márcia Rosa.

O 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e conselheiro do CREMERJ, Aloísio Tibiriçá, salientou que a falta de médicos é um problema ético e técnico. Ele ainda falou sobre o vínculo do médico com o hospital e que isso é essencial para a residência médica e para a qualificação dos novos profissionais.

“A saúde tem que ser melhor financiada, com mais recursos. Empresas privadas têm interesse em terceirizar a saúde, mas não podemos deixar que ela seja privatizada. Precisamos nos unir politicamente para conseguir a votação da Emenda Constitucional 29, absorvendo no Senado o projeto de lei do ex-senador Tião Viana”, afirmou Aloísio.

A deputada federal Jandira Feghali contou que após a última reunião com o Conselho, no dia 12 de setembro, entrou em contato com os ministérios da Saúde e do Planejamento para repassar as reivindicações dos médicos. Ela disse que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, assegurou que o ministério vai convocar, em 2012, 460 médicos que estão no banco de concursados e que vai abrir um novo concurso para provimento de mais 1.338 vagas na Saúde e mais 825 para temporários da União.

“Peço a ajuda da bancada dos deputados fluminenses para pressionar o governo pela liberação do orçamento para a saúde, e pela convocação, ainda este ano, dos médicos que estão aguardando no cadastro de reserva. Amanhã (27), vamos promover um ato político, em Brasília, denominado Primavera da Saúde, para chamar atenção quanto à votação da Emenda 29. É preciso uma união política para conseguirmos uma vitória”, salientou a deputada.

A presidente do CREMERJ lembrou que no dia 25 de outubro haverá uma manifestação na escadaria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Dia Nacional de Protesto para a Valorização da Saúde Pública.

\"Quanto_Vale.jpg\"