Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de assembleia em Curicica

13/09/2011

\"Vale_Muito.jpg\"


O CREMERJ continua visitando hospitais, postos de saúde e maternidades municipais para apoiar os médicos em suas reivindicações por melhores condições salariais e de trabalho e por concurso público e convocação dos aprovados em exames já realizados. No último dia 9, os Conselheiros Armindo Fernando da Costa e Nelson Nahon participaram de uma assembleia com mais de 50 médicos do Hospital Raphael de Paula Souza, em Curicica, para cobrar posições da Secretaria Municipal de Saúde quanto às deficiências da unidade.

Estiveram presentes também a deputada federal Jandira Feghali, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, João Luiz Costa, e o diretor substituto do hospital, Maurício Borges.

Durante o encontro, os médicos denunciaram o processo de sucateamento ao qual o hospital tem sido submetido desde a sua municipalização, em 2001, na gestão do prefeito César Maia.

Referência no tratamento da aids e em casos de tuberculose, a unidade está com uma enfermaria fechada há dois anos para reforma. Houve redução no número de leitos e a transferência de serviços, como a Anatomia Patológica, que foi para o Hospital Lourenço Jorge.

Outro relato levado para a reunião foi que, apesar de o Hospital Raphael de Paula Souza ter tradição na área de cirurgia torácica, não realiza mais o procedimento, por falta de estrutura, exames e recursos humanos, principalmente anestesistas.

Segundo os médicos, embora a direção do hospital já tenha encaminhado à secretaria pedidos para a compra de materiais desde o ano passado, as solicitações foram adiadas para o orçamento de 2012.

Residentes da unidade ressaltaram ainda que, no ambulatório de ginecologia, as pacientes chegam a aguardar até seis meses pelo resultado de um exame preventino (papanicolau).

Hans Dohmann explicou que a secretaria tem como prioridades expandir a atenção primária e as unidades de pronto-atendimento (UPAs), assim como as emergências e a assistência materno-infantil, mas sem deixar os hospitais, como o de Curicica, de lado. “É impossível, no entanto, suprir de recursos humanos todas as unidades, até porque a evasão de médicos tem sido muito grande”, salientou.

Ao fim da assembleia, Jandira Feghali propôs formar uma comissão com médicos e outros funcionários do hospital, parlamentares e representantes da secretaria e do CREMERJ, que farão, na sexta-feira, 16, um novo encontro em busca de soluções imediatas para alguns dos problemas da unidade.

\"Quanto_Vale_1.jpg\"