Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Representantes da rede federal se encontram no CREMERJ

13/09/2011

\"Vale_Muito.jpg\"

Nessa segunda-feira, 12, os conselheiros do CREMERJ se reuniram com o diretor de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, no Estado, João Marcelo, com a deputada federal Jandira Feghali e com os diretores e representantes do corpo clínico e das Comissões de Ética Médica dos hospitais federais, para debater e encontrar soluções para os problemas relatados pelos médicos da rede federal.

Em reunião anterior, no dia 9 de setembro, os conselheiros ouviram as reclamações dos colegas sobre a falta de recursos humanos nos hospitais federais e a disparidade salarial entre os honorários dos médicos de uma mesma unidade. Condições de trabalho, contratações temporárias, convocação dos aprovados no último concurso federal e fechamento de serviços também foram pauta do encontro.

O coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, Pablo Vazquez, falou que é um absurdo o país se desenvolver economicamente, mas deixar fragilizado o atendimento público de saúde. “Faremos de tudo para chamar a atenção da população e das autoridades competentes. É necessário convocar com urgência os aprovados do último concurso para suprir o déficit nos recursos humanos das unidades federais”, salientou. 

Representantes das Comissões de Ética Médica relataram que é preciso uma estratégia articulada para não ter que parar o serviço, pois a rede federal está com baixa de 560 médicos e 34 leitos de UTI fechados. Eles ainda disseram ser muito importante pressionar o Ministério da Saúde e do Planejamento. João Marcelo admitiu que a falta de médicos nos hospitais federais é grave.

Para Jandira Feghali, a falta de recursos humanos da saúde pública é um problema antigo e que vem se agravando nos últimos anos, principalmente pela diversificação de contratos em um mesmo hospital. “É uma situação insustentável, de sério risco para a população. O cidadão precisa de um atendimento digno e de qualidade”, desabafou. A deputada ainda disse que a solução, a curto prazo, dependerá de uma grande luta política.

A presidente do Conselho, Márcia Rosa de Araujo, orientou os colegas dos hospitais federais a relatarem os problemas de sua unidade e entregar uma cópia, através de ofício, na sede do CREMERJ. Os documentos servirão para desenvolver ações políticas, judiciais e de denúncia à imprensa.

Márcia Rosa acrescentou que o Conselho marcará uma reunião com parlamentares ainda este mês, para tratar dos problemas dos hospitais federais e para juntos, encontrarem uma saída.

\"Quanto_Vale_1.jpg\"