Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ se reúne com diretores dos hospitais federais

09/09/2011

\"Vale_Muito.jpg\"

O CREMERJ se reuniu, nesta sexta, 9, com os diretores, representantes do corpo clínico e das Comissões de Ética Médica dos hospitais federais, para discutir melhorias nos recursos humanos dessas unidades. Participaram do encontro os conselheiros Nelson Nahon, Pablo Vazquez, Marcos Botelho, Gilberto Passos, Érika Reis e Armindo Fernando.

As principais reclamações foram sobre a falta de recursos humanos nos hospitais e a disparidade salarial entre os honorários dos médicos de uma mesma unidade. As maiores preocupações são com as condições de trabalho e as contratações temporárias. Como não há convocação dos aprovados no último concurso federal e também não é organizado novo concurso, os estatutários estão se aposentando sem substituições e, por isso, vários serviços estão sendo fechados.

Para o coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, Pablo Vazquez, é importante a convocação imediata de os aprovados no concurso, novo concurso com salários dignos e a regulamentação da Emenda 29.

“Não é possível admitir que um país que apresenta  importante melhora econômica, deixe sua população sem assistência médica, que invista menos na saúde que ‘los hermanos’ da América do Sule que os africanos”, disse o coordenador.

A segunda vice-presidente do Conselho, Érika Reis, lembrou da paralisação nacional do SUS, no dia 25 de outubro. “Temos que nos mobilizar para mostrar as autoridades e à população o caos que está a saúde pública. É muito importante o bom funcionamento das unidades hospitalares. Para que dê certo, é necessário a união de toda a classe médica”, disse.

Na próxima segunda, dia 12 de setembro, o CREMERJ se reúne com diretor do departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, João Marcelo, com a deputada federal Jandira Feghali e com os diretores e representantes das Comissões de Ética Médica dos hospitais federais, para juntos buscar soluções para os recursos humanos.

\"Quanto_Vale_1.jpg\"