Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

São Sebastião: CREMERJ e governo discutem propostas

23/08/2011

 \"Vale_Muito.jpg\"

Na sexta-feira, dia 19 de agosto, representantes do CREMERJ, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde participaram de uma reunião para discutir o futuro do Instituto de Infectologia São Sebastião que funciona de forma improvisada no Iaserj, desde a desativação do seu prédio no bairro do Caju por questões de segurança. Médicos do instituto e o diretor do Hospital dos Servidores do Estado, Fábio Miranda, também estavam presentes.Com a cessão do terreno do Iaserj para o Inca e a sua mudança para o antigo prédio do Into, um novo projeto foi aprovado para instalação do instituto no 4º andar do prédio anexo ao Hospital dos Servidores.

A presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo, ressaltou a importância da criação de uma unidade própria para o instituto. “Em recente resolução, o CFM criou a Medicina Tropical, uma nova área de atuação médica que é dedicada ao estudo e tratamento de doenças como malária, febre amarela, dengue, esquistossomose e leishmaniose, típicas de regiões tropicais. O Emílio Ribas é um hospital modelo em São Paulo. A Câmara Técnica de Infectologia do CREMERJ entende ser necessária a criação de um instituto aqui com as mesmas funções”, frisou a presidente.

O diretor secretário-geral do CREMERJ, Pablo Queimadelos, reforçou a necessidade de criação de uma unidade própria, mesmo que a longo prazo, e a abertura imediata de um significativo número de leitos para que o estado tenha uma referência para prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, concorda que existe uma grande demanda por atendimento de Infectologia. “É estratégico abrir o maior número possível de leitos”, afirmou.

João Marcelo Ramalho, diretor de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, confirmou a transferência do São Sebastião para o Hospital dos Servidores. “Havia uma questão de ordem judicial, mas o Ministério Público e a Advocacia Geral da União solicitaram três laudos do espaço físico para liberar o andar para a instalação do ISS. Hoje, há liberação provisória para 18 leitos, mas podemos chegar a 22. As obras para reforma já estão em curso para que o espaço seja entregue em, no máximo, 40 dias”, informou.

Os conselheiros Érika Monteiro Reis, Armindo Fernando Costa e Luís Fernando Moraes também participaram da reunião que contou com a presença dos seguintes representantes da Secretaria Estadual de Saúde: a subsecretária geral Monique Fazzi, a subsecretária de Vigilância em Saúde Hellen Miyamoto, o diretor executivo das fundações estatais Carlos Eduardo Coelho e a superintendente de Vigilância Sanitária Natalia Alves. Representando os médicos do Instituto São Sebastião estavam presentes Aldrin Guedes e Rafael Galheiros, além do diretor e do assistente da direção do Hospital dos Servidores, Fábio Miranda e Plínio Tostes Berardo, respectivamente.

\"Quanto_Vale_1.jpg\"