Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ se reúne com o MP e unidades de Nova Iguaçu

22/08/2011

Os diretores médicos das UPAs dos bairros de Botafogo, Cabuçu, além da Unidade Mista Patrícia Marinho e do Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse) se reuniram com a Promotora do Ministério Público do município de Nova Iguaçu, Márcia Lustosa, com o conselheiro Nelson Nahon e o coordenador da seccional de Nova Iguaçu, José Estevan, no dia 10 de agosto, a fim de apresentarem dados sobre o atendimento de pacientes e sobre a infraestrutura das unidades. Os diretores das unidades mistas de Vila de Cava, Austin e Miguel Couto não compareceram.

O diretor do Hospital da Posse, Carlos Henrique Melo Reis relatou que a unidade é responsável por toda a demanda dessa região. Cerca de 60% dos atendimentos são de pacientes de Nova Iguaçu. Os 40% restantes são de outros municípios. O hospital conta com 360 leitos, porém a superlotação e cerca de 420 pessoas são internadas. Também são feitos mais de 600 partos de alto risco por mês. Segundo Carlos Henrique Melo, o hospital dispõe somente de duas ambulâncias básicas, sendo que uma delas está em péssimo estado.

Os diretores presentes relataram as dificuldades de regulação de vagas no município e também a falta de um hospital de retaguarda. Outro ponto relatado é a baixa na cobertura do PSF, além do município não ter uma maternidade de baixo risco, pois a Prefeitura não repassa as verbas para o Hospital Iguaçu.

A promotora Márcia Lustosa considerou o problema da saúde na região como sistêmico.

“Não adianta solucionarmos apenas o caso de uma unidade, pois as outras que estão com  problemas continuarão recorrendo à que possuir melhores condições. Em conjunto com os representantes dos hospitais, podemos melhorar o funcionamento da rede na região. A promotoria e o CREMERJ farão fiscalizações nas unidades, como forma de exigir melhorias no atendimento à população. In loco, fica mais fácil visualizar o caso de cada uma”, observou a promotora.

O conselheiro Nelson Nahon afirmou que o CREMERJ continuará atuante, para que, dentro do possível, consiga melhorias no atendimento aos pacientes da região.