Outros Eventos Médicos - Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ promove evento sobre Psicose


A segunda sessão do Ciclo Psicose, promovido pelo Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), será no dia 6 de dezembro às 21h. Os psiquiatras e psicanalistas Decio Tenenbaum e Ney Marinho, membros efetivos da SBPRJ, farão apresentações seguidas de debates.

Tenenbaum apresenta resultados de estudos que realiza desde o início dos anos 1990, cuja primeira parte, “Investigando psicanaliticamente as psicoses”, foi publicada em 1999 e ampliada em nova edição em 2010. A segunda, provisoriamente denominada “Um estudo psicanalítico sobre a opressão interior”, deverá ser lançada no próximo ano.

Já Marinho apresentará o sumário de um caso clínico e algumas vinhetas de outros, revisitados a partir do estudo da obra de W.R.Bion, tomando como referência básica Freud. A influência de outros autores, como os filósofos Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida, será assinalada.

“Procuraremos repensar nossa aproximação do fenômeno psicótico dentro de nossa presente perspectiva que privilegia a experiência emocional da sessão analítica, a experiência estética, “o amor e o trabalho” como candidatos a parâmetros de desenvolvimento”, explica.

As apresentações e debates serão mediados pela diretora do Conselho Científico da SBPRJ, Ana Sabrosa. O evento é aberto ao público interessado, mediante inscrição prévia e pagamento de taxa de R$ 20,00.

As inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no Humaitá.


Sede: Praia de Botafogo, 228 – Botafogo – CEP: 22.250-145
Tel.: (21) 3184-7050 – Fax: (21) 3184-7120
Homepage: www.cremerj.org.br