Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Psicanalistas debatem sobre o papel da clínica social

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove, no dia 25, o encontro “Conversando sobre clínica social”, com duas mesas-redondas com psicanalistas da casa e de outras sociedades, seguidas de debates. O objetivo é a troca de experiências e a reflexão sobre os impasses e a relevância do trabalho desenvolvido nas clínicas sociais, caracterizado pelo atendimento a preço acessível a quem não dispõe de recursos para arcar com o valor integral de uma consulta.

A primeira mesa será das 9h30 às 11h, com o tema “Impasses e Desdobramentos do Trabalho da Clínica Social”, e reúne os psicanalistas Carlos Pires Leal, membro da SBPRJ e da Associação Psicanalítica de Nova Friburgo (APNF); Lia de Chermont Prochnik, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), coordenadora da Comissão Executiva Técnica Clínica do CPRJ; e Suèly Balassian’o, vice-diretora do Deptº de Assistência Psicológica da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ). A coordenação é de Fatima Amin, diretora da Clínica Social da SBPRJ e membro do Instituto de Estudos da Complexidade (IEC).

Das 11h30 às 13h, o tema será “Ressonância e Pertinência no Tecido Social”, com as psicanalistas Regina Murat, membro da SBPRJ e professora da PUC-Rio, e Tereza M. Estarque, membro do CPRJ e presidente do IEC, com coordenação de Claudia Bernardes, psicanalista membro da SBPRJ.

“Temos uma demanda muito grande da sociedade na área da saúde psíquica. E nós, psicanalistas, nos sentimos convocados a ocupar esses espaços, compelidos por uma responsabilidade ética. Vamos discutir sobre o alcance, o impacto, os impasses e outros aspectos dessa atuação”, comenta a psicanalista Fatima Amim.

“Conversando sobre clínica social” é uma atividade aberta a profissionais e estudantes de psicologia e psicanálise. As inscrições para público externo custam R$ 40,00 para profissionais e R$ 20,00 para universitários.

Informações: sbprj@sbprj.org.br www.sbprj.org.br (21) 2537-1333 / (21) 2537-1115. O endereço da SBPRJ é rua David Campista, 80, Humaitá, RJ


Fonte: Ascom SBPRJ