Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Linfoma é tema de seminário gratuito no Rio

Evento reúne nomes importantes da medicina e traz informações atualizadas sobre o diagnóstico, tratamento e combate a diversos tipos de linfomas

No próximo dia 29 de agosto (quarta-feira), entre 8h30 e 12h, no Centro do Rio, a Associação Pró-Vita promove um ciclo de palestras sobre o linfoma, uma doença que deve afetar até o fim do ano mais de 13 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O evento é direcionado a acadêmicos e profissionais de saúde que buscam informações atualizadas a respeito da doença nos âmbitos da prevenção, diagnóstico e tratamento. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Os linfomas representam um grupo de doenças que se caracteriza pelo descontrole do processo de multiplicação e morte de células do sistema imunológico. Os linfomas mais comuns diagnosticados são dos tipos agressivos, indolentes, Hodgkin, não-Hodgkin, e de células T e B. Atualmente, existem mais de 70 subtipos diferentes de linfomas.

O hematologista e coordenador do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), Rony Schaffel, proferirá palestra às 9h10 sobre os sintomas da doença, que pode apresentar sinais variados. “Nos casos mais comuns ocorre o aumento dos gânglios no pescoço, nas axilas e na região inguinal. Em outras situações, o diagnóstico é feito pelo aumento dos linfócitos no sangue”, explica Schaffel, que é formado em Medicina pela UFRJ, com mestrado em Clínica Médica e doutorado em Clínica Médica pela UFRJ, e pós-doutorado em linfomas pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova Iorque.

Em seguida, às 9h50, o hematologista e chefe do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Décio Lerner, fica responsável por abordar as formas mais atuais e disponíveis para o tratamento dos linfomas. E, às 10h30, o hematologista do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Cemo) e do Hospital Geral de Bonsucesso, Leonardo Arcuri, traz ao público um conteúdo relacionado ao transplante, suas implicações e possibilidades. Já às 11h10, o presidente do Conselho Técnico da Associação Pró-Vita, o hematologista Luis Fernando Bouzas, conduz um debate sobre o tema com os palestrantes presentes.

Quem estiver interessado em participar do Seminário, basta se inscrever pelo site www.provita.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2206-1615.

Programação:

8h30 – Coffee break

9h – Abertura do evento
Ottmar Saffier, presidente da Pró-Vita

9h10 – O que é o linfoma e seus sintomas
Palestrante: Rony Schaffel - Hematologista e coordenador do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

9h50 – Tratamentos
Palestrante: Décio Lerner - hematologista e chefe do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca)

10h30 – Transplantes
Palestrante: Leonardo Javier Arcuri - hematologista do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Cemo/Inca) e do Hospital Geral de Bonsucesso

11h10 – Debate
Moderador: Luis Fernando Bouzas – Hematologista

12h – Encerramento

Serviço:
Data: 29 de agosto (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Rua da Candelária, 9 – Subsolo – Centro do Rio - Associação Comercial do RJ (auditório)
Informações: (21) 2206-1615
Inscrições: www.provita.org.br
Realização: Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea
*Entrada gratuita