Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Instituto DOr de Pesquisa e Ensino inicia curso sobre o acompanhamento do psicólogo ao paciente no pré e pós-operatório

O número de cirurgias bariátricas vem aumentando exponencialmente no Brasil. Segundo especialistas, o aumento pode estar atrelado a prevalência da obesidade no país, que passou de 11,8% em 2006, para 18,9% em 2016. A doença tem sido considerada como um dos principais males da sociedade, mas a cirurgia pode colaborar para o controle da patologia.

A recomendação para se submeter ao procedimento vai além dos exames médicos, sendo preciso uma avaliação psicológica no pré e pós-operatório. A consulta inicial pode ser o momento propício para identificar quais problemas a doença pode ter ocasionado ao paciente, como transtornos alimentares e baixa autoestima. O acompanhamento psicológico também visa entender as expectativas do paciente para o alcance do tão sonhado corpo.

Sobre o curso:


O curso de extensão de psicologia em cirurgia bariátrica é novidade do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). A nova formação do Instituto tem como proposta informar sobre a prática do psicólogo no trabalho junto às equipes de cirurgia bariátrica e instruir com relação às técnicas de manejo no acompanhamento do paciente no pré e pós-operatório. “O nosso objetivo é apresentar temáticas no campo do procedimento com descrição de técnicas e ferramentas, favorecendo a atuação em consultório e nas equipes multidisciplinares”, finaliza Louise Ataliba.

As aulas começam no dia 30 de setembro e as inscrições podem ser realizadas até o dia 29. Mais informações pelo telefone (21) 2323-7636 ou pelo e-mailsecretaria.ensino@idor.org. O curso será ministrado no Centro de Ensino e Treinamento IDOR, localizado na Rua Pinheiro Guimarães, 22, em Botafogo, Rio de Janeiro.