Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Brasília recebe o II Simpósio Nacional de Uro-oncologia e cirurgia oncológica

Grupo Oncologia DOr organiza evento que discutirá os avanços da cirurgia robótica no câncer urológico


Os avanços da tecnologia têm revolucionado tanto o diagnóstico quanto o tratamento de tumores urológicos. Entre um dos principais métodos está a cirurgia robótica, que tem proporcionado uma maior precisão para a equipe médica, além de segurança ao paciente por se tratar de um procedimento minimamente invasivo. A técnica será debatida durante o II Simpósio Nacional de Uro-oncologia e Cirurgia Robótica Oncologia DOr, a ser realizado no dia 24 de junho, no Hotel Grand Mercure Brasília Eixo Monumental, em Brasília.

Atualmente, cerca de 80% das cirurgias para câncer de próstata são realizadas utilizando a plataforma robótica. Esse número vem aumentando progressivamente no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Segundo Rodrigo Frota, coordenador do Programa de Urologia Robótica da Rede DOr São Luiz, a visualização 3D do tumor, que permite ao cirurgião maior precisão da dissecção, minimizando hemorragias, está entre os principais benefícios da técnica.

“Além disso, o procedimento minimamente invasivo contribui com a rápida recuperação do paciente e reduz as chances de problemas de incontinência urinária, além de menor risco de disfunção erétil”, explica o especialista.

Bruno Oliveira, um dos coordenadores científicos do evento e oncologista do Acreditar, clínica do Grupo Oncologia DOr em Brasília, destaca que, nesta edição, haverá uma atualização dos principais estudos apresentados na ASCO 2017, Sociedade Americana de Oncologia Clínica, sobre tumores urológicos. “Alguns trabalhos apresentados prometem mudar a conduta oncológica no mundo todo em relação ao tratamento do câncer de próstata metastático de alto risco”, ressalta o oncologista.

Já Daniel Herchenhorn, oncologista do Grupo Oncologia DOr e também coordenador do evento, salienta a participação de inúmeros especialistas nacionais e internacionais que apresentarão o que há de mais novo na cirurgia robótica no Brasil e no mundo. Um dos destaques é o Professor de Urologia da University of Southern California, André Berger. O especialista traz na bagagem sua experiência em cirurgia robótica avançada e laparoscopia, especialmente para câncer de próstata, rim e bexiga.

Sobre a cirurgia robótica
A cirurgia robótica tem se consagrado cada vez mais na área da urologia. Manipulada por cirurgiões altamente qualificados, por console comandado porjoystick, a plataforma promove melhor visão, amplitude e qualidade de movimentos, além de menor trauma aos tecidos, o que repercute em menor dor, melhor estética e recuperação precoce com retorno às atividades cotidianas.


É comprovado que o procedimento traz inúmeros benefícios aos pacientes, dentre os mais relevantes são: redução do tempo de hospitalização; recuperação e retorno mais rápido às atividades normais; redução de dor e complicações no período pós-operatório; cortes menores e menor sangramento; menor risco de infecção hospitalar; redução na dose de medicamentos no pós-operatório.

A cirurgia robótica é a mais indicada, principalmente para os casos mais delicados e complexos que antes estavam relacionados a cirurgias de altíssima complexidade e maiores riscos aos pacientes. Esta tecnologia permite que a intervenção seja cada vez menos invasiva, otimizando a recuperação do paciente após o procedimento. Entre as especialidades que mais operam com esta tecnologia se destacam a urologia, ginecologia e a cirurgia bariátrica, mas procedimentos também são feitos em cirurgia hepática, proctologia, tórax, entre outras.

A programação completa do evento pode ser encontrada pelo site http://eventosoncologiador.com.br/urooncologia/.