Outros Eventos Médicos - Pioneiro no Brasil, curso de uro-oncologia oferece aulas práticas em cirurgia robótica

Promovido pela Rede DOr São Luiz, em parceria com USC - University of Southern California, evento acontece entre os dias 20 e 23 de junho, no Hospital Quinta DOr

Teoria e prática no que mais moderno e avançado há em procedimentos cirúrgicos em uro-oncologia. Este é o foco do I Curso Teórico em Uro-oncologia e Cirurgia Robótica Urológica, que acontece paralelo ao I Curso Prático de Observership em Urologia Robótica. Sob a coordenação de Cirurgiões Robóticos da Rede DOr São Luiz, tendo como convidado internacional Dr. Monish Aron, MD, MCh Professor Of Clinical Urology, o evento irá reunir entre os dias 20 e 23 de junho, no Hospital Quinta DOr, no Rio de Janeiro, médicos urologistas, oncologistas, estudantes e residentes de medicina, enfermeiros, instrumentadores e radioterapeutas.

- A expertise da Rede DOr São Luiz associada as produções científicas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) validam a qualidade do curso. Esta iniciativa pioneira é uma aposta na qualificação e na ampliação do conhecimento acerca dos procedimentos na especialidade de uro-oncologia. É um investimento em na capacitação de cirurgiões para procedimentos de alta complexidade para tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga – destaca um dos coordenadores do evento, Dr. Rodrigo Frota, que é urologista e coordenador do programa de cirurgia robótica da Rede DOr São Luiz.

A dinâmica do curso será dividida em dois módulos, prático e teórico. A ideia é promover a discussão de casos, através da apresentação de vídeos e também do acompanhamento do procedimento cirúrgico robótico, dentro do centro cirúrgico do Hospital Quinta DOr.

Cirurgia Robótica – O serviço de Cirurgia Robótica da Rede DOr São Luiz conta com um parque tecnológico composto com seis robôs Da Vinci, do modelo SI, o mais moderno existente no Brasil. Os cirurgiões, capacitados com credenciamento internacional, já realizaram mais de 1000 procedimentos, gerando benefícios aos pacientes. A cirurgia robótica é utilizada em procedimentos cirúrgicos das mais variadas especialidades, e se consolida em procedimentos minimamente invasivos, oferecendo mais precisão para a equipe médica, resolutividade e segurança ao paciente.

- A Rede DOr São Luiz tem o compromisso de oferecer aos pacientes qualidade e tecnologia na assistência à saúde. Além disso, desde 2016 atua com um programa especial de treinamento de robótica para seus cirurgiões, com certificação internacional de qualidade, contribuindo na qualificação e capacitação de cerca de 70 especialistas, o que resulta em procedimentos mais seguros – destaca Dr. André Moll, membro do conselho da Rede DOr São Luiz.

SOBRE O EVENTO: A Rede DOr São Luiz compreende a importância de investindo intensamente para fornecer serviços hospitalares de classe internacional e altos padrões de qualidade em assistência aos nossos pacientes e comunidade médica, portanto, realiza o curso com o Hospital Quinta DOr e o Instituto DOr de Pesquisa e Ensino.

I Curso Teórico em Uro-oncologia e Cirurgia Robótica Urológica – O curso de imersão será composto de quatro tardes de aulas teóricas, discussão de casos e vídeos. No primeiro dia será a parte introdutória multidisciplinar, abrangendo a importância da equipe de enfermagem, anestésica, instrumentação e preparo pré e pós-operatório. Os dias 2, 3 e 4 serão divididos em módulos de Próstata, Rim e Bexiga com abordagem oncológica, cirúrgica, radioterápica e de imagem. O curso terá a coordenação do Dr. Daniel Herchenhorn, coordenador científico e responsável pelo serviço de uro-oncologia, do Grupo Oncologia DOr, e do Dr. Rodrigo Frota, urologista e coordenador do programa de cirurgia robótica da Rede DOr São Luiz.

I Curso Prático de Observership em Urologia Robótica – O observership será a prática do curso, em que os alunos estarão presentes no centro cirúrgico, acompanhando a dinâmica, desde o preparo da sala, cuidados pré, per e pós-operatório, além de acompanhamento de casos, e possibilidade de interação com Dr. Aron, Berger e outros cirurgiões robóticos da equipe RDSL. Além disso, para esses alunos, será oferecida a possibilidade de treinamento em simulador e discussão de casos e vídeos com total supervisão do corpo docente. A dinâmica estará sob a coordenação do Dr. André Berger e Dr. Rodrigo Frota.