Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Hospital Icaraí promove palestra para alertar sobre Sepse

O Hospital Icaraí realiza na próxima sexta-feira (11/09) a palestra “Entenda o que é a Sepse”, às 8h, no auditório do Centro de Estudos Hospital Icaraí. A apresentação é aberta ao público e visa alertar a população sobre a doença, que é comumente conhecida como infecção generalizada. O evento integra a participação da instituição de saúde na Campanha Mundial de Conscientização da Sepse, organizada pelas entidades Associação de Medicina Intensiva (AMIB), o World Sepsis Day e o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS).

A sepse é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. A doença pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos e até mesmo levar a morte, quando não descoberta e tratada rapidamente.

De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), atualmente a sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. A taxa de mortalidade chega a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30-40%.

Dentre o grupo de pessoas mais propensas a desenvolver a sepse estão crianças prematuras, idosos, portadores de câncer ou aids e usuários de álcool e drogas, além de pacientes com doenças crônicas e os hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres e sondas.

A palestra “Entenda o que é a Sepse”, acontece no dia 11 de setembro, às 8h, no auditório do Centro de Estudos Hospital Icaraí, localizado na Rua Marquês do Paraná, 233, Centro de Niterói.