Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL (SAF): AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA DOENÇA POUCO CONHECIDA NO BRASIL ( Transmissão ao vivo dia 23/09/2023 a partir das 10:00 )


O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, por meio do seu Grupo de Trabalho sobre Drogas Lícitas e Ilícitas, em parceria com o Grupo de Estudos SAFBrasil, têm a honra de convidá-lo (a) para participar do evento on-line SAF: AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA DOENÇA POUCO CONHECIDA NO BRASIL, a realizar-se no dia 23 de setembro de 2023, sábado, das 10 às 12 horas e transmitido pelo canal do Youtube do CREMERJ.

O evento é destinado aos Médicos e aos Acadêmicos de Medicina do estado do Rio de Janeiro.

 

Consº Guilherme Franco Toledo
Responsável pelo Grupo de Trabalho sobre Drogas Lícitas e Ilícitas 

 

Consº Benjamin Baptista de Almeida
Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Drogas Lícitas e Ilícitas

 

Consª Célia Regina da Silva
Segunda Vice-Presidente do CREMERJ
Coord. do Programa de Educação Médica Continuada do CREMERJ

 

Consº Clovis Bersot Munhoz
Presidente do CREMERJ

 

10h – 10h10 - ABERTURA

Consº Benjamin Baptista de Almeida
Cons.ª Célia Regina da Silva

Moderador: Consº Guilherme Franco Toledo

 

LEIA CARTA SAF BRASIL 

 

10h10  às 10h40Serviço de Pré-natal como espaço de Prevenção da SAF;

Consª Célia Regina da Silva
Mestre em ginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenadora do Ambulatório de Adolescência da UFRJ. Vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro-SGORJ (Gestão 2022-2025)..

 

 

10h40 às 11h10 – Prevalência de uso de álcool na gestação no Brasil

Palestrante: Vanderléa Poeys Cabral
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1995). Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011), doutorado em andamento em Epidemiologia em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente/ Fernandes Figueira, Fiocruz.

 

 

11h10 às 11h40 – A SAF e a prevenção na Atenção Básica no SUS. (Dissertação de Mestrado do IOC-FIOCRUZ);

Palestrante: Dr. Mário Roberto Romano
Mestre em Ciências no programa de pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tecnologista em saúde pública na ENSP/FIOCRUZ . Psiquiatra da infância e adolescência pela USP de Ribeirão Preto/SP. Psiquiatra pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ).

 

Debatedores: Dr. José Mauro Braz de Lima
Professor Associado de Neurologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Possui Mestrado (1979 ) e Doutorado (1988) em Neurologia pela UFRJ. Pós-Doutorado em Neurociência pela Universidade de Paris em 1992 . Coordenador Geral do Programa Acadêmico de Álcool e Drogas ( CEPRAL) e do Programa Acadêmico sobre Doenças do Neurônio Motor / Esclerose Lateral Amiotrófica ( ELA) da UFRJ.

Dr. Hermann Grinfeld
Pediatra, Neonatologista, Doutor em Neurociências e Comportamento (USP), Vice-presidente do Núcleo de Estudos da SAF (SPSP), Membro Efetivo da Academia de Medicina de São Paulo.

 

 11h40 às 12h – Encerramento