XIII Fórum de Educação Médica Continuada CREMERJ/ABMT – Saúde Mental no Trabalho ( Transmissão ao vivo dia 09/10/2019 a partir das 18:00 )

ATENÇÃO!
Este curso é apenas para médicos e acadêmicos de medicina. Os médicos podem se inscrever através do site e os acadêmicos (que devem apresentar comprovação) através do email seccat@crm-rj.gov.br ou pelos telefones 3184-7130 a 3184-7137.

Não é necessária a inscrição para assistir a transmissão!

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, através da sua Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, tem a honra de convidá-lo (a) para participar do XIII Fórum de Educação Médica Continuada CREMERJ/ABMT – Saúde Mental no Trabalho, a ser realizado no dia 09 de outubro de 2019, no horário de 18h às 21h, no Auditório do CREMERJ – Júlio Sanderson, situado na Praia de Botafogo, 228 – lojas 103 a 106 – Botafogo – Rio de Janeiro.

 

Cons.º Sylvio Provenzano
Presidente


Cons.ª Célia Regina da Silva
Coordenadora da Educação Médica Continuada CREMERJ 2019


Cons.º Ronaldo C. O. Vinagre
Responsável pela Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e

Saúde do Trabalhador

Dr.ª Laura Campello
Coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e

Saúde do Trabalhador

 PROGRAMAÇÃO:

18h às 18h15 – Abertura

Conselheiro Sylvio Provenzano
Presidente do CREMERJ

Cons.ª Célia Regina da Silva
Coordenadora da Educação Médica Continuada CREMERJ 2019

Conselheiro Ronaldo C. O. Vinagre
Responsável pela Câmara Técnica de Medicina do Trabalho

Dr.ª Laura Campello
Coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho

Dr. Gualter Nunes Maia
Presidente da ABMT

18h20 às 19h20 – Transtornos mentais comuns entre Trabalhadores, o papel do Médico do Trabalho na adaptação e orientação de medidas terapêuticas, casos reais para exemplificar as diversas abordagens. Resumo dos aspectos conceituais, clínicos e epidemiológicos do adoecimento mental relacionado ao trabalho.
Dra. Letícia Ferreira Lobato Giordano Gários


19h20 às 19h40 – Intervalo

19h40 às 20h40 – Transtornos de personalidade, a identificação ou exclusão da relação com o trabalho. Definição de determinado caso se tem ou não relação com o trabalho dentro do raciocínio clínico e do Médico do Trabalho, avaliando cada tipo de situação. O trabalho como terapia ou como desencadeador e agravante do quadro.
Dra.  Naray Jesimar Aparecida Paulino


20h40 às 21h – Debate e encerramento