Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Anatomia Patológica e Endocrinologia - Armadilhas do Sistema Bethesda para os Informes da Punção de Tireóide ( Transmissão ao vivo dia 14/08/2019 a partir das 19:00 )

ATENÇÃO!
Este curso é apenas para médicos e acadêmicos de medicina. Os médicos podem se inscrever através do site e os acadêmicos (que devem apresentar comprovação) através do email seccat@crm-rj.gov.br ou pelos telefones 3184-7130 a 3184-7137.

Não é necessária a inscrição para assistir a transmissão!

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, através das suas Câmaras Técnicas de Anatomia Patológica e Citopatologia e Endocrinologia, tem a honra de convidá-lo(a) para participar da Reunião Conjunta “Armadilhas do Sistema Bethesda para os Informes da Punção de Tireoide”, a ser realizado no dia 14 de agosto de 2019, no horário de 19h às 21h no Auditório do CREMERJ – Júlio Sanderson, situado na Praia de Botafogo 228, lojas 103 a 106 – Botafogo – RJ.

Conselheiro Sylvio Provenzano
Presidente


Conselheira Célia Regina da Silva
Coordenadora da Educação Médica Continuada do CREMERJ 2019


Conselheiro Luiz Fernando Nunes
Responsável pela Câmara Técnica de Anatomia Patológica e Citopatologia


Dr. Roberto Alfonso Arcuri
Coordenador da Câmara Técnica de Anatomia Patológica e Citopatologia


Drª. Vera Aleta de Rooij
Coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia do CREMERJ


Justificativa: Existem acentuadas divergências entre os patologistas e citopatologistas sobre quais os critérios necessários para o diagnóstico de Categoria III nas punções de tireoide, apesar de estarem claramente definidas no texto original. Ao mesmo tempo, existem opiniões diversas entre os endocrinologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço sobre a conduta a seguir ante um diagnóstico citopatológico de categoria III, em pacientes com nódulos tireoidianos clinicamente e ultrassonograficamente benignos.

Objetivo: Estabelecer um consenso citopatológico/clínico através do diálogo e da argumentação científica sobre diagnóstico e tratamento no caso de nódulos tireoidianos clinicamente benignos que tenham um parecer citopatológico de categoria III no Sistema Bethesda para punções de tireoide.

19h às 19h15 - Abertura:
Conselheiro Sylvio Provenzano
Presidente e Responsável de Câmara Técnica de Endocrinologia

Conselheiro Luiz Fernando Nunes
Responsável pela Câmara Técnica de Anatomia Patológica e Citopatologia

Dr. Roberto Alfonso Arcuri
Coordenador da Câmara Técnica de Anatomia Patológica e Citopatologia

Drª. Vera Aleta de Rooij
Coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia

19h15 às 19h45 – O diagnóstico citopatológico da Categoria III: Atipias de significado indeterminado ou lesão folicular de significado indeterminado.
Drª. Marilene Nascimento

Médica Patologista e Citopatologista, Ex-preceptora de Residentes do Instituto Nacional de Câncer, Citopatologista da Rede D’Or.

19h45 às 20h15 – O que fazer perante um diagnóstico de Categoria III?
Drª. Rossana Corbo Ramalho de Mello

Médica Endocrinologista do INCA

20h15 às 20h30 – Debatedores:
Dr. Leonardo Guimarães Rangel

Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço, UERJ

Dr. Mauro Cezar Gaspar Ribeiro
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço

20h30 às 21h – Debate com a plateia

21h - Encerramento