Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Rio terá \"Drive Thru\" de vacina

O Globo /

19/03/2020


Imunização de idosos contra gripe será em postos do Detran

A prefeitura do Rio anunciou ontem uma medida voltada para idosos, que formam um dos grupos mais suscetíveis à Covid-19: a vacinação contra a gripe, que acontecerá na campanha nacional marcada para começar na próxima segunda-feira, dia 23, não será mais nas unidades básicas de saúde. O atendimento a esse público acontecerá no Rio-centro e em postos do Detran, ainda a serem definidos. Nesses espaços, será oferecida, ainda, a imunização contra o sarampo, destinada a outros segmentos.

-A ideia é fazer um "drive thru" da vacinação. O idoso poderá ser vacinado no próprio carro -explicou o prefeito Marcello Crivella.

O secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, afirmou que a medida evitará uma sobrecarrega ainda maior nos postos que já estão recebendo pacientes da pandemia. Além dos idosos, serão vacinados profissionais da Segurança e da Saúde. A extensão da campanha a outras categorias dependerá da estratégia do Ministério da Saúde.

O comitê de crise da prefeitura também vai analisar hoje a viabilidade de instituir um horário especial paia os idosos fazerem compras nos supermercados. Isso evitaria aglomerações e maior risco de contato com o vírus. Independentemente da medida do governo, a rede Pão de Açúcar já adota, a partir de hoje, um esquema para atender os mais velhos. Entre 6he 7h, apenas clientes com mais de 60 anos vão entrar nas lojas. As filiais que ficam em shoppings vão obedecer aos horários do centro de compras.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco também vão poder ser atendidas uma hora mais cedo em parte das agências da Caixa Econômica Federal a partir de hoje. Além disso, o acesso de clientes será controlado para que o fluxo fique limitado a, no máximo, 50% da capacidade dos assentos das unidades.

A prefeitura estuda ainda tomar uma medida que vai afetar uma das principais atrações da cidade. A ideia é encontrar uma forma de controlar o acesso às praias, principalmente às da Zona Sul e da Barra, que hoje concentram o maior número de casos confirmados da doença.

- Nós já tomamos uma série de medidas, como interromper áreas de lazer (aos domingos e feriados) e fechar parques. Estamos estudando a questão do acesso às praias -disse Crivella.

Entre as decisões já tomadas, está a montagem de um hospital de campanha com 500 leitos no Riocentro, em Jacarepaguá. O local receberá os pacientes da rede municipal que necessitam ou se recuperam de cirurgias eletivas ou estão em tratamento. A medida tem o objetivo de liberar os leitos das unidades de saúde para os infectados com o coronavírus. A previsão é que a unidade esteja pronta em um mês. A prefeitura pediu ainda ao governo federal o envio ao Rio de 400 médicos, por meio do programa Mais Médicos.