Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saiba como prevenir seu filho do vírus que causa bronquiolite

Extra / Bem Viver

16/03/2019


Transmissão ocorre por espirros, mãos e objetos contaminados pelo Vsr

Entre os meses de março e julho, circula pela região Sudeste do Brasil o vírus sincicial respiratório (VSR). Esse microrganismo é responsável por infecções nas vias respiratórias, principalmente de bebês. Ele é a causa da maioria dos casos de bronquiolites (inflamação nos bronquíolos, pequenas estruturas pulmonares) em crianças de até 1 ano de vida.

— Esse vírus pode se apresentar como um resfriado comum, mas neste período de chuvas, ele pode causar infecções graves, como pneumonia, bronquiolite e causar insuficiência respiratória, o que pode provocar a necessidade de internação hospitalar — alerta João Henrique Carvalho, médico neonatologista do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz.

O vírus é transmitido por gotículas de secreções (liberadas em um espirro, por exemplo), mãos e objetos contaminados. Bebês prematuros ou nascidos com algum tipo de cardiopatia fazem parte do grupo de risco, ou seja, são mais suscetíveis à infecção pelo VSR. Mas todos os pais devem ficar atentos aos sintomas de alerta.

— Os sinais são como de uma gripe ou resfriado. Os cuidadores devem observar se os bebês estão ficando cansados para respirar e se a respiração está apresentando pausas. Nesses casos, é preciso levar a criança com urgência para o hospital — afirma Amanda Martins, pediatra da Perinatal.

Não existe tratamento para combater o vírus. A terapia oferecida tem o objetivo de amenizar os sintomas, como febre e coriza. Os bebês que fazem parte do grupo de risco têm direito a receber um anticorpo profilático que se chama palivizumabe. Este recurso está disponível na rede pública de saúde, assim como na rede privada.

Para as crianças que não fazem parte do grupo de risco, a indicação é que os pais tentem evitar, ao máximo, o contato dos filhos com ambientes em que o vírus possa estar presente.