Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Verba cortada do carnaval não é gasta em saúde e educação

Extra / Bem Viver

14/03/2019


Pessoas com diabetes e hipertensão são as mais afetadas pelo problema

 

Hoje é o Dia Mundial do Rim, da taque alerta para a importância de manter a saúde deste órgão responsável por filtrar substâncias tóxicas no organismo. De acordo coma Sociedade Brasileira de Ne frolo gia(SBN ), umem cada dez adultos sofre com problemas renais crônicos.

— Os rins são compostos por vários glomérulos, que são pequenos filtros. Nas doenças renais, os pacientes perdem essas estruturas e,con se quen temente, a funcionalidade d ori mépreju dicada—explica Mario Ernesto Rodrigues, nefrologista e membro do comitê de Diálise Peritoneal da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

De acordo com o especialista, a doença renal crônica possui cinco fases. A quinta e mais graveéa oque faz com que o paciente necessite de diálise e transplante. Pessoas com diabete sou hipertensão apresentam mais chances de desenvolver doença renal e por isso precisam, obriga- toriamente, acompanhar o funcionamento dos rins, já que a doença só apresenta sintomas quando está na fase mais grave.

— Pessoas que possuem casos de doenças renais graves na família também devem ficar atentas. Indicamos sempre a realização dos exames, que são simples. C om eles,é possível descobrira doença no começo— orienta Ana Beatriz Barra, nefrologista e gerente médica da Fresenius Medical Care.

O tratamento depende da fase em que a doença é descoberta. Caso seja diagnosticada até a quarta etapa, é possível tratar com medicamentos e dieta, a fim de adiara entrada do paciente na etapa final da doença, na qual o tratamento é feito com diálise e transplante.

Essa dataéimport antepara incentivaras pessoas a conversar coma família e demonstrara vontade dese rum doador deórgã os—analisa Patrícia F in ni, nefrologista da e quipede transplantes do Hospital São Franciscona Providência de Deus.