Clipping - Depressão na escola
O Dia / Opinião
13/03/2019
Lúcia
Dieguez - Diretora Pedagógica do
Colégio IBPI
Em um mundo cada vez mais dinâmico, os adolescentes têm se
deparado com crescentes desa-fios e dilemas: atender às expectativas da
família, lidar com as cobranças, buscar um padrão de sucesso imposto em meio às
próprias incertezas e conflitos inerentes à idade, além do próprio
bullying.Esta pressão – tendo, por vezes, o ambiente escolar como epicentro –
não consegue ser suportada e então surgem os efeitos colaterais. O principal
deles é a depressão, que atualmente assola 10% dos adolescentes, segundo a
Associação Brasileira de Psicanálise.Outro dado preocupante tem a ver com os
casos de suicídio, que, de 2000 a 2015, aumentaram 65% entre pessoas com idade
de 10 a 14 anos e 45% na faixa de 15 a 19, de acordo com a Organização Mundial
da Saúde (OMS). Diante desse cenário, como a escola deve agir?
Tão importante quanto descobrir as causas é encontrar
formas de aliviar o sofrimento físico e psicológico do adolescente.
Considerando que o jovem passa a maior parte do tempo dentro da escola, é
importante que esta disponha de um programa pedagógico para cuidar de cada caso,
unindo comunidade acadêmica e profissionais de saúde.
O aluno deve ter a sua individualidade respeitada e, nos
casos de depressão, a escola precisa ouvir a equipe médica que o está atendendo
além dos próprios pais para entender melhor suas reais necessidades. Não existe
um único caminho, precisamos observar este aluno e desenvolver mecanismos de
conquista e apoio num momento tão difícil de sua vida. A escola deve entender
que é de enorme importância para a vida do adolescente. Sua atuação, além de
levar em conta a individualidade, precisa agregar cuidados com a saúde mental e
a vida social. O estudante deve ser ‘alfabetizado’ também na emoção.E é
necessário ainda incluir no currículo matérias sobre empatia e habilidades para
a vida, como treinamento de habilidades de tolerância à frustração, regulação
emocional e atividades lúdicas, como música, games e arte. E o principal: focar
nas qualidades e virtudes daquele ser individual.