Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Saiba quais são os benefícios das brincadeiras de criança

Extra / Bem viver

12/01/2019


Pesquisa mostra que os pequenos se exercitam menos a partir dos 6 anos

 

Brincadeira de criança faz bem para o corpo e a alma, mas os pequenos têm se dedicado cada vez menos aos momentos de lazer ao ar livre. Um estudo publicado na revista da Academia Americana de Pediatria mostrou que crianças passam a se movimentar menos a partir dos 6 anos de idade. A pesquisa observou que o tempo destinado à pratica de atividades físicas cai gradativamente entre os 6 e 11 anos.

Para Rogério Melo, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF1), são vários os fatores que levam as crianças a não praticarem atividades físicas.

— A facilidade que a criança tem, hoje em dia, em manusear o celular, traz a sensação de prazer e novidades a todo momento, por isso, eles preferem estar “plugados” — afirma Rogério, que complementa: — A internet com suas múltiplas oportunidades também se apresenta como inimiga das atividades físicas. Mais um fator é a chatice em que se tornaram algumas aulas de educação física escolar, que ainda são ministradas da mesma forma de 50 anos atrás.

O estudo mostrou que os maiores índices de “massa gorda” estavam associados ao menor tempo de atividade física e maior comportamento sedentário.

— Um dos efeitos do sedentarismo é a obesidade, que, ao se iniciar nesta fase, se agrava ao longo da vida. Outro efeito é uma menor expectativa de vida, pois as doenças crônicodegenerativas, como hipertensão arterial, câncer, diabetes e problemas ortopédicos podem surgir pela falta de atividade física — alerta Rogério.

Mas os profissionais de educação física acreditam que é possível mudar este panorama. Basta que as crianças voltem a brincar.

Quando brincam de passatempos que fazem parte do universo infantil, elas se movimentam e aprendem muito, como noções de espaço e tempo e a dividir brinquedos com os outros coleguinhas — finaliza Sheila Antonelli, profissional de educação física e diretora do Studio Trampolim.