Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Fila de espera quase triplica em hospitais federais

O Globo / Rio

13/01/2019


Levantamento da Defensoria Pública da União mostra que, ao mesmo tempo em que recursos caíram nos últimos anos, total de pacientes que aguardavam por cirurgia passou de 13,8 mil, em 2014, para 36 mil, no ano passado

Desde que o sistema de regulação a encaminhou para o Hospital Federal do Andaraí, a diarista Maria Arinete Nascimento Bezerra só sente sua doença se agravar. Na fila há seis anos para fazer uma cirurgia e receber uma prótese no quadril, ela vê o tempo passar sem que sua vez chegue. Seis meses atrás, a UPA da Rocinha passou a prescrever morfina para atenuar suas dores nos ossos. Ela não consegue sequer marcar uma consulta com um ortopedista do Andaraí. Em dezembro, completou um ano da última vez em que foi atendida por médicos de lá. Maria é um exemplo do sofrimento imposto a pacientes por problemas na rede federal de hospitais e institutos do Rio. Enquanto a população envelhece e a crise econômica fez muitos abdicarem de planos particulares, as unidades do Ministério da Saúde no Rio retrocedem no serviço prestado, em qualidade e quantidade.

QUEDA DE GASTOS

Apesar do aumento da demanda, o Portal da Transparência mostra que as despesas empenhadas caíram de R$ 1,55 bilhão (valores corrigidos), em 2015, para R$ 1,4 bilhão, em 2018, uma redução 9,5%. Ao mesmo tempo, as filas para cirurgias nos seis hospitais gerais federais do Rio saltaram. De acordo com números citados na ação movida pelo defensor regional de Direitos Humanos da União, Daniel Macedo, a espera, que tinha 13.851 pacientes, em 2014, passou para 36 mil, no ano passado. Uma conta que deixa de fora os institutos de Câncer, de Traumatologia e do Coração. — As unidades do Ministério da Saúde só pioram. Sobram pacientes e faltam medicamentos, insumos e profissionais — lamenta Macedo. — Não dá para fazer uma gestão qualificada comum orçamento menor. Até porque os valores de insumos e medicamentos aumentam de modo exponencial.

A gravidade da situação levou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a anunciar uma força-tarefa nessas unidades. Sua assessoria informou, porém, que o Palácio do Planalto, por meio da Secretaria-Geral da Presidência, é que ficará à frente do trabalho, que começa amanhã. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo fará um pente fino nos números oficiais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que servem deba separa repasses financeiros. Isso porque a atual gestão do órgão teria detectado distorções.

Sem vislumbrar saída na via administrativa, Maria, que tem coxartrose (processo degenerativo das cartilagens no quadril ), procurou na semana passada a Defensoria, afim de ingressar na Justiça:

— As dores já estão passando para os braços. Telefono, vou ao Andaraí e não consigo marcar consulta. Falam que não tem médico. Ou troque recorreuàDefens ori aéovig ilante Fernando Jorge dos Reis, que convive com ador desde 12 de dezembro, quando caiu de uma laje. No dia do acidente, procurou o Hospital Estadual Getulio Vargas, que, alegando que o caso era de cirurgia especializada de emergência — ele tem quatro fraturas no ombro —, sugeriu que procurasse uma clínica da família. E ele assim fez:

— Sem previsão de ser chamado, fui colocado na fila do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). O médico me aconselhou a procurar a Justiça. Preciso de cirurgia de emergência. É desumano o que fazem. Levantamento da Defensoria mostra que a lista de espera no Into diminuiu, mas ainda é quilométrica: passou de 14.077 pacientes, em 2014, para 11.500, em 2018. Já, pelo Datasus, as internações nas nove unidades do Ministério da Saúde caíram de 60.826, de janeiro a novembro de 2015, para 56.992, em igual período de 2018. No Federal de Bonsucesso, foram de 10.522 para 8.818. —O Bonsucesso, um centro de referência de transplante de órgãos, deixou de transplantar fígado e, nos fins de semana, não tem neurocirurgião — lamenta o presidente da Federação Nacional de Médicos, Jorge Darze. — Os hospitais federais do Rio têm diretores indicados por deputados. E eram eles que mandavam até 31 de dezembro. No Bonsucesso em crise, funcionários do hospital e entidades promoveram um protesto na sexta-feira contra gastos com uma festa para comemorar os 71 anos da unidade. — Nosso grande problema é a carência de pessoal, principalmente na emergência e na área de transplantes — afirma o presidente do corpo clínico, Baltazar Fernandes. Juliana Nascimento da Conceição reclamou do tratamento dado à sogra Renata Cardoso da Silva Santos, que morreu com câncer aos 38 anos na unidade:

—Passei três dias dando banho, trocando fraldas, dando remédio e de olho no soro quando acabava. Ou a gente faz ou o paciente fica jogado. Com a mulher Alessandra Manssano, de 35 anos, com câncer e vomitando sangue, Fábio Agra chamou, na quarta-feira, a PM porque não conseguia atendimento. Um médico conhecido passou pouco antes de a polícia chegar e os levou até um colega. Quarenta e oito horas depois do atendimento inicial, a mulher aguardava, sentada numa cadeira, que vagasse um leito. Marcos Vinícius de Oliveira internou o filho Pedro Vitor, de 13 anos, com cálculo renal, no último dia 1º. Mas foi ele que comprou o remédio para dilatar a uretra, que faltava no hospital. Mandetta, que chegou a dizer que milicianos controlam filas, não atendeu aos pedidos de entrevista. Os hospitais de Bonsucesso e do Andaraí não quiseram se manifestar.