Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Queda de testosterona nos homens causa andropausa

Extra / Bem viver

14/01/2019


Problema começa a aparecer a partir dos 40 anos e afeta a qualidade de vida masculina

Se por um lado, a maioria das mulheres sabe que entre 45 e 55 anos vão entrar na menopausa, 57% dos homens nunca ouviram falar sobre andropausa — deficiência androgênica masculina — de acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia. Apesar de ser bem diferente do que ocorre com a mulher (que deixa de menstruar e encerra sua idade reprodutiva), a diminuição da produção de testosterona pode afetar os homens a partir dos 40 anos e não impacta apenas a vida sexual (veja no infográfico ao lado).

— O que ocorre é um envelhecimento do corpo e a produção de testosterona diminui num ritmo de 1% ao ano. Os homens que passaram a vida toda com níveis elevados de testosterona, provavelmente não vão sentir nenhum sintoma. Diferentemente daqueles que tiveram níveis normais, próximos do limite inferior da normalidade, que possivelmente vão sofrer com a andropausa — explica Carlos Da Ros, coordenador geral do Departamento de Sexualidade e Reprodução da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Um homem pode passar pela andropausa mesmo sem perder o apetite sexual. Por isso, é importante ficar atento a todos os outros sintomas.

— Diferentemente do que muitos pensam, os sinais da andropausa não são apenas sexuais. Por isso, muitos homens deixam de se tratar, recebem diagnósticos tardios ou, pior, são diagnosticados de forma errada — diz o urologista Mauricio Rubinstein.

Um dos tratamentos para a andropausa é feito com reposição hormonal. Mas existem algumas contraindicações.

— Se o paciente é jovem e tem interesse em ter filhos, a reposição não é indicada. Um nível muito alto de testosterona pode causar um dano definitivo nos testículos. Por isso é importante passar pela avaliação profissional para saber se ele tem indicação para a reposição — afirma Carlos.

A reposição hormonal é contraindicada para homens que ainda querem ter filhos