Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Suspeita de peste em SG

Meia Hora / Geral

14/01/2019


Bactéria que provoca peste bubônica é detectada em mulher

Uma paciente, de 57 anos, internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, na Região metropolitana do Rio, foi diagnosticada com a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica. A mulher está no isolamento para evitar disseminaçã e seus exames rão reavaliados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pode definir o diagnóstico exato. O resultado da nova análise deverá ser divulgado em uma semana. Em nota, a prefeitura de São Gonçalo esclareceu que não há risco de surto da doença na cidade.A mulher deu entrada no Pronto Socorro Central de São Gonçalo no dia 22 de dezembro, com insuficiência cardíaca e foi encaminhada para internação. A mulher teve o quadro agravado e apresentou sintomas compatíveis com a doença, segundo os médicos, após uma série de exames de sangue e secreções.Segundo a prefeitura de São Gonçalo a paciente está sendo tratada com antibióticos e tem acompanhamento especial.Uma equipe do Controle de Zoonoses da Vigilância Ambiental foi até a casa da mulher realizar a inspeção de pragas e roedores para evitar o surgimento de animais infectados, mas não encontrou nenhuma evidência da presença da bactéria.

A peste bubônica, também conhecida como Peste Negra’, é uma doença transmitida por meio de uma bactériapresente

em ratos. A contaminação é feita por pulgas que picam o animal infectado e depois os humanos.A doença foi responsável pela morte de mais de 100 milhões de pessoas, na Europa, na Idade Média.