Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Tártaro pode causar doenças bucais e até a perda de dente

Extra /

07/12/2018


Higienização correta da boca e alimentação com pouco açúcar ajudam a combater o problema

O tártaro ou cálculo dental é o resultado do acúmulo e endurecimento de bactérias, restos de comida e resíduos de células. Esta mistura gruda no dente por causa da má alimentação e da higienização bucal feita de forma errada.
— Todas as superfícies duras da boca, como próteses e implantes, estão suscetíveis ao acúmulo de tártaro — afirma o dentista Fernando Luiz, responsável pela clínica Dentcare Center.
As áreas mais atingidas pelo tártaro são o esmalte dos dentes e a margem da gengiva.
— O tártaro que se forma na superfície dos dentes normalmente tem aparência de tom esbranquiçado, amarelado ou ainda mais escuro, dependendo de cada caso. Por fazer com que os dentes fiquem porosos, o tártaro os torna mais suscetíveis ao aparecimento de manchas — diz o cirurgiãodentista Carlos Cordeiro.
O tártaro pode causar inflações e irritações da mucosa da gengiva, que, por sua vez, transformam a boca em um ambiente propício a doenças como a halitose (mau hálito), cárie, gengivite e periodontite, e em alguns casos pode acarretar até a perda dentária. Uma alimentação saudável, que inclui o controle do consumo de açúcar, contribui para a prevenção do tártaro.
Do mesmo jeito que o açúcar nos dá energia, ele também alimenta as bactérias e as ajuda a aumentar cada vez mais a placa bacteriana — alerta Fernando Luiz.
REMOÇÃO A CADA SEIS MESES
A eliminação do tártaro deixa a boca mais limpa e diminui os ricos de as bactérias da boca provocarem inflamações em outras áreas do corpo. Além dos cuidados feitos em casa, é recomendado ir a cada seis meses ao dentista para fazer a remoção profunda do tártaro.