Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Recuperar o sono perdido de uma vez só não faz bem

Extra /

10/12/2018


Dormir muitas horas mexe com relógio biológico e provoca efeito de ressaca

Você costuma usar o fim de semana para “recuperar” todas as horas de sono perdidas durante os dias de estudo e trabalho? Saiba que essa prática pode até dar a sensação de descanso, mas não é capaz de melhorar o desempenho cognitivo, como memória, atenção e raciocínio, de acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina Penn State, nos Estado Unidos.
— Temos um ritmo biológico que sente muito o impacto de um sono desregulado. Mesmo que a pessoa durma mais que o normal ou a quantidade de horas que ela está acostumada a dormir, não é o mesmo sono. Se uma pessoa que costuma despertar às 6h acordar às 10h, as células do corpo ativam o gatilho para funcionar antes de ela se levantar da cama, como se o corpo já estivesse acordado. Isso gera uma sensação de que o sono não foi reparador — explica Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono.
É por isso que quando se dorme muito, há a sensação de acordar com mais sono. Esses efeitos se parecem com os da ressaca. Não ter um sono reparador, além de dar mais sonolência, pode causar dores de cabeça, má disposição, olhos vermelhos e dores musculares.
— Todo o impacto negativo que a ausência de sono causou durante a semana, como prejudicar o processo metabólico durante o sono profundo e interromper os processos neurológicos, nós não conseguimos recuperar com várias horas de sono seguidas no fim de semana — afirma Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex.
Aí está a importância de dormir corretamente todas as noites. E se em algum dia você acabou dormindo menos do que deveria, tente “recuperar” este sono logo nos dias seguintes, passando mais meia hora por dia descansando.