Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - A importância da felicidade para a saúde

O Globo /

10/12/2018


Encontros O GLOBO Saúde e Bem-estar, que acontece na próxima quarta-feira, terá debate sobre como se manter feliz pode fazer a diferença para ser saudável; participação do público é gratuita

Epicuro, ainda na Grécia Antiga, dizia que felicidade é a ausência da dor. Ainda assim, milhares de anos depois, a relação entre a felicidade e seus benefícios para a medicina é pouco trabalhada em hospitais, nos consultórios e no cotidiano das pessoas. Pesquisas recentes já apontam que os dois temas têm ligação e que, para ser saudável, é importante ser feliz.
A próxima edição do “Encontros O GLOBO Saúde e Bem-estar” será sobre “Felicidade baseada em evidências”, nesta quarta-feira, dia 12, às 9h, no auditório do jornal (Rua Marquês de Pombal 25, Cidade Nova). O evento é uma realização do GLOBO com patrocínio do Cepem (Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher). Os interessados devem fazer sua inscrição pelo site <oglobo.globo.com/projetos/encontros-oglobo>. A participação é gratuita.
— A gente está vivendo um momento de más notícias econômicas, de segurança e de outros temas. Isso afeta a saúde das pessoas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que, em 2030, a depressão será a doença mais comum no mundo — afirma o cardiologista Cláudio Domênico, responsável pela curadoria do encontro.
Os convidados para a conversa serão Sany Nanake, psicóloga clínica com formação em terapia cognitiva e comportamental; e Carlos José de Andrade, oncologista clínico do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A mediação será feita pela editora-assistente de Sociedade, Cristina Fibe.
Para o oncologista, que convive diariamente com casos de pacientes que lidam com a proximidade da morte, é na busca por uma boa vida que se pode encontrar a felicidade.
— A gente perde muito tempo preocupado com a morte, quando, na verdade, devemos dar valor à vida. Nos casos que eu vejo, as pessoas mudam seu cotidiano por causa do medo de morrer. E se sentem melhores. A morte pode ser uma boa companhia para vermos o quanto pode ser feito em vida —analisa.
Domênico concorda com o oncologista e acredita que tratar desse assunto, em diferentes idades, é uma forma de saúde preventiva:
Nós temos que promover a saúde e não valorizar a doença. O objetivo é sempre falar de prevenção. O filósofo Luiz Felipe Pondé diz que para ser feliz é necessário ter grana, afeto e saúde. Os médicos precisam pensar que a saúde está atrelada a outros fatores externos.
AJUDAR O OUTRO
Diferentes práticas podem ser adotadas para que se viva bem e feliz. Andrade afirma que alguns hábitos podem despertar sensações de pertencimento que levam ao bem-estar. Uma delas é o voluntariado.
— As técnicas contemplativas, como ioga e meditação, podem ajudar nesta busca pela felicidade. Mas uma atividade que vejo ter muito efeito é ser voluntário. Pode ser uma maneira de dar sentido ao seu dia a dia —diz.
A felicidade já deixou de ser um termo abstrato e passou a ser um indicador de desenvolvimento. Assim como existe o Produto Interno Bruto (PIB), já existem índices para esta área.
—Temos indicadores como o GNH (sigla em inglês para Felicidade Interna Bruta), que evidenciam que um país desenvolvido trata essa questão a sério.

Como participar
O que é?
O “Encontros O GLOBO Saúde e Bem-estar” promove uma série de palestras com profissionais da área de saúde. A próxima edição terá como tema “Felicidade baseada em evidências”

Quem vai participar? 
Sany Nanake, psicóloga clínica e especialista em terapia comportamental, Dr. Carlos José Andrade, oncologista do Inca. A coordenaçãoédo cardiologista Cláudio Domênico e a mediação, da jornalista Cristina Fibe.

Onde? 
Auditório do jornal O GLOBO, na Rua Marquês de Pombal 25, primeiro andar, Cidade Nova.

Quando? 
Dia 12 de dezembro, quarta-feira, a partir das 9h (antes das palestras, há um café da manhã).

Como se inscrever? 
Quem quiser assistir ao vivo deve se inscrever pelo site oglobo.globo.com/ projetos/ encontrosoglobo. As inscrições são gratuitas.