Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping - Mais Médicos: 47% ainda não se apresentaram

O Globo /

11/12/2018


Prazo para chegada ao local de trabalho termina na sexta-feira; até ontem, quase metade dos profissionais que aderiram ao edital do programa ainda não tinha comparecido ao município escolhido para atender

Faltando quatro dias para o fim do prazo, cerca de 47% dos inscritos no edital de convocação do Mais Médicos ainda não se apresentaram nos municípios escolhidos. Até a manhã de ontem, 4.508 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades. O prazo de apresentação termina na próxima sexta-feira.
O edital foi aberto para médicos com registro no país (CRM) após Cuba anunciar a saída no programa, no final de novembro. O programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% das 8.517 vagas disponibilizadas. No dia 17 de dezembro, o governo fará um balanço das vagas disponíveis, ou seja, as desistências e os locais que não tiveram procura. Depois disso, os médicos terão nova chance para se inscrever no dias 18 e 19 de dezembro.
Médicos brasileiros formados no exterior que tenham interesse em participar do Mais Médicos podem enviar sua documentação ao Ministério da Saúde até sexta-feira. A partir do dia 20, os que tiverem a documentação validada poderão se inscrever nas vagas que estiverem disponíveis.
Na semana passada, o futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o aproveitamento de médicos dispensados atualmente do serviço militar é cogitado para atender os habitantes das localidades mais remotas do país, rincões que têm dificuldade de fixar profissionais da saúde. Mas, segundo ele, essa é apenas uma das possibilidades, já que ainda é preciso analisar uma série de questões sobre a execução da medida.
Dados levantados pelo Ministério da Defesa e publicados pelo GLOBO revelam que uma média de 8 mil médicos formados se apresentam anualmente às Forças Armadas para prestar serviço militar obrigatório. Mas apenas cerca de 1,2 mil são incorporados. A taxa de aproveitamento é de 15%. Os 85% restantes recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação e ficam quites com o serviço militar.
As Forças Armadas costumam dispensar os homens de 18 anos que estão cursando medicina ou foram aprovados.